Andamento das obras do Estado é tema de debate em plenário

por Comunicação/ALE publicado 25/04/2017 19h23, última modificação 25/04/2017 19h23

O andamento das obras realizadas pelo Governo do Estado foi tema de debate durante a sessão ordinária desta terça-feira, 25. O assunto foi abordado inicialmente pelo deputado Rodrigo Cunha (PSDB), que criticou a falta de informações técnicas obrigatórias nas placas de obras públicas e a não conclusão de alguns serviços. “É importante deixar claro que, de acordo com a Constituição Federal, ao tratar do princípio da administração pública, é dever do gestor tornar público todos os atos e contratos para que todos saibam como são gastos os recursos públicos”, observou Cunha.

Ele seguiu o pronunciamento dizendo que a maternidade Santa Mônica, apesar de estar sendo noticiada pelo Governo como concluída, continua com 26 leitos inoperantes. “É um absurdo querer colher frutos de algo que é infrutífero. Tantas vidas poderiam ter sido salvas naquela unidade que foi modernizada com 26 novos leitos. Porém não tem quem opere esses leitos”, criticou Cunha, se dizendo preocupado com os anúncios de novas obras a serem realizadas pelo Governo.

Por outro lado, a bancada governista se adiantou em defender o Executivo, argumentando que o compromisso do Governo é de concluir e entregar as obras essenciais para o desenvolvimento sócioeconômico do Estado. O deputado Ronaldo Medeiros (PMDB) disse desconhecer que esses 26 leitos estejam desativados e informou que, em contato com o secretário de Saúde Christian Teixeira, foi informado que na última segunda-feira reiterou pedido à Procuradoria-Geral do Estado para contratar o pessoal da reserva técnica do último concurso realizado pela Uncisal. “A PGE deve autorizar a contratação desses concursados para que a Sesau possa colocar em funcionamento esses 26 leitos da Santa Mônica”, informou Medeiros.

O deputado Isnaldo Bulhões (PMDB) também se contrapôs ao pronunciamento de Rodrigo Cunha. Bulhões contou que já presenciou e participou de várias inaugurações de obras realizadas pelo Governo de Alagoas nos diversos municípios do Estado. “Problemas existem. Mas indiscutivelmente a gestão do governador Renan Filho tem enfrentado de frente e lutando para que Alagoas viva um outro momento”, defendeu o governista.

Assim como os demais governistas, o deputado Dudu Hollanda (PSD) disse que não poderia deixar de testemunhar o esforço que o Governo tem empreendido no sentido de melhorar a Saúde do Estado e destacou algumas obras que estão em andamento, a exemplo do Hospital da Mulher e o Hospital Metropolitano. “Estive na assinatura da ordem de serviço do Hospital Metropolitano, que será construído às margens da Via Expressa. Não tem faltado empenho”, disse Hollanda, contando que esteve acompanhando o governador Renan Filho, em Brasília, em busca de recursos para viabilizar outras obras, como a construção do Hospital do Câncer, em Arapiraca, para o qual já foram conseguidos R$ 10 milhões.