Assembleia e Ministério Público firmam parceria para execução do projeto “Fale, Educação”

por Comunicação/ALE publicado 03/08/2017 17h33, última modificação 03/08/2017 17h33

A Assembleia Legislativa firma parceria com o Ministério Público Estadual para execução do projeto “Fale, Educação”. As tratativas para a associação entre os poderes ocorreram durante reunião ocorrida nesta quinta-feira, 3, com os integrantes da Comissão de Educação, presidida pelo deputado Francisco Tenório (PMN), e com promotora de Justiça, Cecília Carnaúba, que veio ao Parlamento para apresentar o projeto que já está sendo implantado em 14 escolas da rede estadual de ensino. A reunião foi intermediada pelo deputado Bruno Toledo (PROS).

O projeto “Fale, Educação” visa aumentar a visibilidade da educação para os poderes e instituições públicas e facilitar o exercício da cidadania, por parte da comunidade escolar, como forma de estímulo à busca de caminhos eficientes, pacíficos e humanitários de realização dos interesses e necessidades da comunidade.

De acordo com a promotora Cecília Carnaúba, o projeto busca de garantir a cidadania para os alunos e toda comunidade escolar. “E, sobretudo, dar voz a eles, para que falem, interajam e escolham as matérias que são mais importantes para discutir. E, dentro desse projeto, queremos trazê-los para conhecer o funcionamento dos poderes”, contou a promotora, informando que a Assembleia Legislativa é o primeiro Poder a entrarem em contato para firmar parceria. “Para que os alunos possam visitar, conhecer a história e o processo legislativo. Será um dia muito interessante e de cidadania mostrando aos alunos e a comunidade escolar que existe outros caminhos democráticos de solução de conflitos e é isso que queremos que eles aprendam”, avalia Cecília Carnaúba.

Após a reunião ficou acordado que o Parlamento receberá cerca de 50 alunos de cada uma das 14 escolas, durante 14 semanas seguidas para que possam conhecer o funcionamento do Poder, o processo legislativo e o trabalho dos deputados. “É um projeto interessante, o Poder Legislativo já tem algo parecido no tocante ao Parlamento Jovem”, disse o presidente da Comissão de Educação, deputado Francisco Tenório. “A promotora me passou dados referentes a Educação em nosso Estado bastante tristes. Alagoas está em último lugar em todos os índices”, observou Tenório. “É uma iniciativa importante da promotora Cecília, do deputado Bruno Toledo e da Comissão de Educação e, possivelmente, a partir da próxima quarta-feira, 9, já tenhamos a primeira turma de alunos vindo conhecer o funcionamento do Poder Legislativo”, contou o deputado.

O deputado Bruno Toledo, que foi o interlocutor para a realização da parceria entre o Legislativo e Ministério Público, disse que ao fim das 14 semanas de visitação ao Legislativo o objetivo é realizar uma nova edição do Parlamento Jovem. A ideia é que os alunos, de forma democrática, possam selecionar 27 estudantes para participar do Parlamento Jovem. “Cada deputado irá apadrinhar um deputado-estudante para trabalharem juntos e, quem sabe, desse trabalho surja um projeto de iniciativa popular”.