Assembleia homenageia José Aluísio da Cunha com a comenda Divaldo Suruagy

por Comunicação/ALE publicado 16/10/2017 19h30, última modificação 16/10/2017 19h30

Em sessão bastante concorrida a Assembleia Legislativa outorgou, nesta segunda-feira, 16, a comenda Divaldo Suruagy ao ex-prefeito de Porto de Pedras, José Aluísio da Cunha, o senhor Zizo, por sua relevante contribuição na promoção do desenvolvimento do Litoral Norte do Estado. De autoria do deputado Davi Davino Filho (PMDB), a iniciativa recebeu a aprovação unânime dos parlamentares. O senhor Zizo é a primeira personalidade a receber a comenda Divaldo Suruagy, que foi criada pelo deputado Marcos Barbosa (PRB), com o objetivo de valorizar personalidades e lideranças públicas que estejam contribuindo com o desenvolvimento de Alagoas.

“O senhor Zizo, além de ter sido prefeito de Porto de Pedras, por duas vezes, é uma figura histórica daquela região. No corrente mês ele completa 100 anos, e teve toda sua vida dedicada ao Litoral Norte, trabalhando pelo povo”, justificou o propositor da comenda, lembrando que foi em 1969, que o senhor Zizo, então prefeito de Porto de Pedras, levou energia elétrica ao município. “Isso foi um marco muito importante e levou desenvolvimento para a região Norte. O senhor Zizo foi fundamental para que isso pudesse ocorrer”, destacou Davi Davino, acrescentando que “nada mais justo do que outorgar a comenda que leva o nome do ex-governador Divaldo Suruagy, um dos grandes empreendedores do Estado, a uma pessoa como José Aluísio da Cunha por sua contribuição para o crescimento do Litoral Norte".

Ao receber a comenda, o ex-prefeito José Aluísio agradeceu ao Parlamento alagoano e ao deputado Davi Davino pela homenagem. “Recebo essa comenda com o sentimento mais puro de respeito, de humildade e de agradecimento aos senhores deputados, em especial a Davi Davino Filho, por saber que estou sendo agraciado com tão grande honraria por minha atividade política”, declarou Zizo, em pronunciamento lido por seu filho, Marcelo Cunha, que o representou na tribuna da Casa, devido a dificuldades na voz.

Ainda no pronunciamento, o senhor Zizo relata que quando iniciou sua carreira política, nos idos dos anos 1950, sempre admirou “de longe”, as senhoras e senhores comendadores cheios de medalhas e respeito. “Sem entender muito bem do que se tratava, mas ciente que algum significado importante tinha naquela ‘pompa’”, segue o homenageado. “Hoje passo a ser um deles e me sinto lisonjeado. Vejo e sinto que não é suficiente apenas agradecer, mas tornar público o mérito de um comendador, pois acaba por influenciar e despertar em outros seres humanos o desejo de contribuir para a vida”, disse José Aluísio

José Aluísio da Cunha é comerciante e produtor rural. No campo político, foi vereador por Porto de Pedras em 1954, sendo reeleito para mais dois mandatos; em 1965, foi eleito chefe do Executivo daquele município, sendo reeleito posteriormente. Além disso, o homenageado é uma das grandes lideranças do meio cultural e artístico da cidade, sendo o idealizador do Festival do Coco.

Comenda
Em discurso, Monica Suruagy, filha do ex-governador Divaldo Surugy, agradeceu ao Legislativo alagoano, em especial o deputado Marcos Barbosa (PRB), pela criação da comenda que homenageia seu pai. De acordo com ela, a família Suruagy está em festa tanto quanto a família do homenageado. “Essa Casa tem um simbolismo imenso para nossa família. São momentos como esse e pessoas como o senhor Zizo, que são homenageadas por sua história, recebendo essa comenda que leva o nome de meu pai, que fazem com que cada dia mais ele esteja vivo entre nós”, disse Monica Suruagy, emocionada.

O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela; a presidente da Câmara Municipal de Porto de Pedras, Judite Correia; o 1º Secretário da Câmara Municipal de Maceió, Davi Davino; o desembargador aposentado, Edvaldo bandeira Rios; e a Secretária de Educação e primeira dama de Porto de Pedras, Márcia Cunha, prestigiaram a sessão solene.