Assembleia realiza audiência em Palmeira dos Índios e debate revitalização da bacia do rio Coruripe

por Comunicação/ALE publicado 07/04/2017 18h55, última modificação 07/04/2017 18h55

A Assembleia Legislativa de Alagoas realizou nesta sexta-feira, 7, uma audiência pública, na cidade de Palmeira dos Índios, que teve como tema: “Água – desafios e soluções. Uma visão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe”. A iniciativa da audiência foi da deputada Jó Pereira (PMDB) em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe e contou com as presenças dos deputados Inácio Loiola (PSB) e Edival Gaia (PMDB).

Jó Pereira falou da importância do Poder Público recuperar a nascente do rio e defendeu que todos busquem recursos para garantir a continuidade da vida desta bacia hidrográfica. “A audiência foi fundamental para discutirmos os problemas e as soluções para a questão da bacia do Rio Coruripe, uma das principais de nosso Estado. Um dos objetivos desta audiência foi chamar a atenção do Poder Púbico, da bancada federal e dos prefeitos no entorno do Rio Coruripe para desenvolver ações necessárias para a sobrevivência dele, como por exemplo, a construção da Barragem Coruripe 2, o esgotamento sanitário de Palmeira dos Índios, além da limpeza e da recuperação ambiental do açude de Igaci”, afirmou.

A parlamentar disse ainda que a ideia é garantir a qualidade da água e sua perenidade. “Estamos buscando fazer de uma crise hídrica, que estamos passando hoje, uma grande oportunidade de discutir com sustentabilidade, conhecimento e segurança a perenidade de nossos recursos hídricos tão importantes para o abastecimento humano e para o desenvolvimento econômico de nosso Estado. Precisamos estimular a formação de outros comitês e a atuação da Agência das Bacias Hidrográficas em Alagoas”, destacou Jó Pereira.

O presidente da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe, Flávio Franoli, destacou a importância das prefeituras municipais elaborarem planos de saneamento básico que, segundo ele, é o ponto de partida para a recuperação efetiva da bacia. “Temos feito um trabalho de recuperação das matas ciliares, mas se não recuperarmos a situação dos esgotos abertos no rio, não estaremos fazendo nada. Vamos chamar as prefeituras e os moradores da região para que juntos possamos tratar estes esgotos para que assim o rio possa recuperar suas condições de perenidade”, disse.

O deputado Inácio Loiola falou da importância da audiência pública e destacou que a falta de água será a responsável pelos grandes conflitos deste século. “Todos os rios do mundo estão perdendo volume devido a sua degradação e a falta de conscientização da população. O Rio Coruripe é eminentemente alagoano e está passando por um processo de degradação muito grande, daí a relevância desta audiência. É preciso darmos, neste momento, prioridade para a recuperação deste rio, já que ele é economicamente muito importante para o setor industrial, para a agricultura de Alagoas e para o abastecimento humano”, afirmou.

O deputado Edival Gaia disse estar feliz pela audiência ter acontecido no município de Palmeira dos Índios que, segundo ele, é uma das cidades mais ricas em recursos hídricos do Estado e que, mesmo assim, sofre com a falta de água. “O que estamos passando hoje é um alerta para os governos que nunca discutiram projetos para manutenção da água destes rios e para a recuperação de suas nascentes. A natureza está nos castigando agora para que possamos abrir os olhos. Em Palmeira dos Índios, por exemplo, dezenas de postos artesianos estão sem funcionar porque não tem quem arque com os custos de sua manutenção”, destacou o deputado dando a sugestão de interligar as águas do Rio São Francisco com o Rio Coruripe.

O prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, destacou a iniciativa do Poder Legislativo. “Quero parabenizar a Assembleia Legislativa pelo debate e dizer que estamos enfrentando hoje uma situação muito difícil no que se refere a recursos hídricos. Vivemos a pior seca de todos os tempos e temos que discutir políticas públicas para que possamos preservar o que ainda temos. Precisamos, neste momento, preservar as bacias e garantir que nossas matas ciliares sejam recuperadas", afirmou.

Com uma área de 1.562 km2, a Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe abrange 19 municípios alagoanos atingindo direta e indiretamente, um total de pouco mais de quinhentos mil habitantes. Além do Rio Coruripe, outros três rios integram a bacia: Rio Conduípe, Riacho da Barra e Rio Adriana. A audiência, que aconteceu no auditório da Uneal, contou ainda com as presenças de prefeitos da região, vereadores, representante do Ministério Público, secretários municipais, ambientalistas, além da população local.