Assembleia realiza audiência pública em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

por Comunicação/ALE publicado 06/03/2015 10h00, última modificação 22/04/2015 11h44

Atendendo ao requerimento da deputada Jó Pereira (DEM), a Assembleia Legislativa realizou, nesta sexta-feira, 6, uma audiência pública alusiva às comemorações do Dia Internacional da Mulher. A solenidade contou com a parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos. Jó Pereira explicou que a sessão tem como objetivo debater o panorama das políticas publicas estaduais voltadas para as mulheres. “São políticas voltadas para a igualdade de gênero das perspectivas da autonomia econômica, social, cultural e politica das mulheres alagoanas”, disse a deputada agradecendo a presença de todos os presentes.

A sessão foi aberta com a leitura da Carta da Mulher pela coordenadora do cerimonial da Assembleia Legislativa, Tereza de Fátima. A carta enfatiza a criação do Fórum Permanente em Defesa da Mulher Alagoana, que será regido obedecendo aos vários princípios que tratam da defesa da mulher. Tereza explicou que o Fórum será integrado por pessoas e entidades que atuem no combate à violência contra as mulheres e na defesa e promoção dos direitos da mulher tomando por base a legislação nacional e as recomendações e tratados internacionais de defesa e promoção dos direitos da mulher.

Após a leitura da carta, um grupo de adolescentes que fazem parte Unidade de Internação Feminina da Superintendência de Assistência Social Educativa, vinculada a secretaria Estadual de Defesa Social, que tocaram uma peça musical, resultado do aprendizado nas aulas de músicas que são dadas na unidade como forma de preparar as adolescentes para a ressocialização.

Em seguida, a secretária municipal do Trabalho de Maceió e primeira ministra da Mulher no Brasil, Solange Jurema, fez a primeira palestra da audiência com o tema: “Políticas púbicas de promoção à autonomia da mulher, que proporcionem a erradicação da pobreza extrema e o exercício pleno da cidadania”. Ela destacou as várias conquistas alcançadas pelas mulheres. “Apesar de termos mulheres na presidência da República, no Senado, na Câmara dos Deputados e no Judiciário, o Brasil ainda ocupa o 82º lugar de discriminação de gênero atrás de países como Bolívia, Argentina, Chile e Costa Rica”, disse.

Solange disse ainda que, apesar dos avanços, o país ocupa o 110º lugar no mundo em relação ao espaço de poder. “como se vê, apesar de nossos avanços, estamos em situação desconfortável perante a comunidade mundial em relação a discriminação de gênero”, afirmou

A segunda e última palestra foi proferida pela secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Rosinha da Adefal que falou sobre a “Participação política da mulher nos espaços dos poderes constituídos e ações prioritárias que serão desenvolvidas durante o mês de março de 2015, em alusão ao Dia Internacional”. Rosinha destacou que, pela primeira vez, Alagoas tem oito mulheres na liderança de secretarias de Estado. A palestrante também citou alguns números que mostram a violência contra a mulher em Alagoas. “Somos o segundo Estado que mais mata mulher no país. A ideia é reverter este quadro e para isso precisamos da ajuda de todos e todas”, destacou. Por fim, Rosinha destacou a evolução da mulher nos Parlamentos e no Judiciário e defendeu a política temporária de cotas para as mulheres. “É preciso buscar a emancipação total da mulher no que tange, principalmente, a educação”, concluiu.

Os deputados Galba Novaes (PRB), Francisco Tenório (PMN), Rodrigo Cunha (PSDB) e Jairzinho Lira (PRTB) estiveram presentes à solenidade. A sessão foi presidida pela deputada Jó Pereira e além das presenças Rosinha e Solange Jurema; contou ainda com a representante da OAB/AL, Carmem Dolores Bonfim; a representante da AMA/AL, prefeita Pauline Pereira; a representante da Uveal, vereadora Micheline Fernandes; a representante do Conselho Estadual da Mulher, professora Cida e outros convidados.