Assembleia realiza audiências públicas no interior do Estado

por Comunicação/ALE publicado 27/07/2017 10h12, última modificação 27/07/2017 10h12

A Casa de Tavares Bastos tem lançado um olhar especial para o interior do Estado. Nos últimos meses, foram realizadas audiências públicas em cidades polo de Alagoas, com destaque para as situadas no Agreste e no Sertão. Só neste segundo período legislativo, os resultados da interiorização chegaram a três municípios: Palmeira dos Índios, Arapiraca e Delmiro Gouveia. O plenário da Assembleia, na capital, também foi palco de sessões especiais, abrindo espaço para as manifestações populares e dando voz a vários segmentos da sociedade.

Em maio, por iniciativa do deputado Rodrigo Cunha (PSDB), o Legislativo instalou uma audiência pública na Câmara Municipal de Arapiraca, para debater a precária situação do abastecimento de água na segunda maior cidade do Estado. A audiência contou com a participação dos deputados Ricardo Nezinho (PMDB), Tarcizo Freire (PP) e Severino Pessôa (PSC), além de 11 dos 17 vereadores arapiraquenses, representantes da Companhia de Saneamento de Alagoas, da Companhia de Águas do Brasil e de populares.

Ainda no mês de maio, foi convocada uma audiência pública para debater a grave seca que atinge o Sertão alagoano e as alternativas de utilização do Canal do Sertão. O evento aconteceu no Campus da Ufal, em Delmiro Gouveia. Ronaldo Medeiros (PMDB), autor da proposta, informou que vem realizando sessões especiais nos municípios abastecidos pelo Canal, visando discutir com os atores envolvidos os projetos a serem desenvolvidos para a agricultura familiar.

Já no plenário da Casa, o presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembleia, deputado Francisco Tenório (PMN), convocou uma sessão para debater a prestação de contas do Sistema Único de Saúde, o SUS, referente ao 3º quadrimestre de 2016.

Em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), a Assembleia Legislativa realizou um debate acerca da prevenção e tratamento do câncer de mama. Questões como o diagnóstico, os desafios que o Estado enfrenta na área da Saúde e as dificuldades que as pacientes do SUS têm para acessar às novas tecnologias, foram tratadas durante a audiência. A propositora, deputada Jó Pereira (PMDB), ressaltou que o objetivo foi também o de criar uma comissão, com a participação da sociedade organizada e do Poder Público, visando encontrar caminhos para desburocratizar a assistência às portadoras do câncer de mama.

O Parlamento alagoano realizou ainda uma sessão solene para homenagear os 100 anos da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, em Alagoas, e os 500 anos da Reforma Protestante. O deputado Ronaldo Medeiros (PMDB) foi o propositor da audiência, que contou com a presença de pastores das diversas congregações espalhados pelo Estado.

A cultura teve seu espaço garantido durante uma sessão especial realizada em junho, por iniciativa do deputado Rodrigo Cunha (PSDDB). O parlamentar destacou que o segmento deve ser tratado como prioridade pelos gestores públicos, que precisam se debruçar sobre a elaboração da Lei de Incentivo à Cultura, além de destinarem maior orçamento para o setor.

A deputada Jó Pereira, integrante da Frente Parlamentar em Defesa do Profissional Artesão, junto com a Federação das Associações e Cooperativas dos Artesãos do Estado de Alagoas, também reuniu no auditório da Assembleia dezenas de pessoas para a realização do 1º Congresso Estadual de Artesãos Alagoanos. O encontro focou na organização da categoria, na promoção e na valorização do artesanato enquanto manifestação popular, servindo ainda para eleger os 30 delegados que representarão o Estado de Alagoas no 8º Congresso dos Trabalhadores Artesãos, na capital federal.

A Assembleia Legislativa também debateu a questão da segurança pública no Estado. A sessão, de iniciativa do deputado Francisco Tenório, teve como objetivo colaborar com medidas na execução da política estadual de segurança pública.

Em homenagem aos 25 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, em Alagoas, foi realizada uma sessão solene. De iniciativa do deputado Inácio Loiola (PSB), teve como objetivo reconhecer os serviços prestados pela Justiça do Trabalho à sociedade alagoana.