Bruno Toledo convida para debate sobre a crise enfrentada pelos municípios

por Comunicação/ALE publicado 08/09/2015 18h20, última modificação 11/09/2015 12h57

A crise financeira vivenciada pelos municípios alagoanos foi o tema do pronunciamento do deputado Bruno Toledo (PSDB) durante a sessão ordinária desta terça-feira, 8, da Assembleia Legislativa. No intuito de ampliar os debates e encontrar meios de enfrentamento ao grave problema, Toledo protocolou um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública, a pedido do presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Marcelo Beltrão. A audiência deve acontecer no mês de outubro.

“Há uma falta total de financiamentos. Os municípios vivem a mercê de uma política nociva e centralizadora por parte do Governo Federal, o que faz com eles não tenham capacidade de resolver seus problemas”, justificou o tucano, observando que, com isso, quem sofre é a população que precisa da prestação de bons serviços.

No decorrer do discurso, o parlamentar contou que na última sexta-feira, 4, participou de uma audiência pública promovida pela AMA, onde a questão foi debatida. De acordo com Bruno Toledo, cerca de 20 prefeitos e o deputado Gilvan Barros Filho (PSDB) também participaram do evento. “Lá foram expostos os reais motivos da crise”, contou, conclamando seus pares para que encampem a causa do municipalismo. “Temos algumas PECs (Propostas de Emendas à Constituição) tramitando no Congresso Nacional e precisamos trazer esse debate para cá”, argumentou Toledo, solicitando o apoio de todos os seus pares, bem como da bancada federal.

Em aparte, o deputado Gilvan Barros Filho se solidarizou ao pronunciamento do colega de bancada. “As prefeituras, hoje, se encontram num beco sem saída. Esse é, sem dúvida, um tema que precisa ser discutido por esta Casa”, disse.