Comissão de Educação debate questão envolvendo pagamento de transportadores escolares

por Comunicação/ALE publicado 07/06/2017 17h08, última modificação 07/06/2017 17h08

Após uma reunião entre os transportadores escolares que prestam serviços para a rede pública de Alagoas e a Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa, o deputado Francisco Tenório (PMN) informou que a comissão marcou uma audiência com o secretário de Educação, Luciano Babosa para às 17 horas de hoje. Na pauta, o pagamento do serviço prestado pelos transportadores a partir do mês de junho.

Os transportadores voltaram a procurar os deputados para informar que estão parados desde o dia 1º de junho por conta da falta de garantia de pagamento, tanto da Secretaria de Educação, quanto das escolas da rede pública. “Esta garantia nunca foi nos dada. Apenas queremos saber quem vai nos pagar”, destacou Antônio Carlos Jarrão, um dos representantes dos transportadores.

Ainda na reunião, o deputado Francisco Tenório, que é o presidente da Comissão de Educação, lembrou que o secretário de Educação, em uma reunião anterior com os deputados, garantiu a continuidade do pagamento aos transportadores pelas escolas da rede pública e defendeu a permanência dos serviços de transporte escolar.

A diretora do Sinteal, Edna Lopes, informou que as escolas não têm a responsabilidade de garantir o pagamento do transporte escolar para os alunos. “A gente ficou surpresa com a proposta do secretário. A lei não acolhe esta situação. Uma coisa é uma escola contratar um transporte para fazer um evento, outra é contratar para fazer uma rota cotidiana semanal. Tanto o Sinteal, quanto os diretores escolares, acharam esta proposta muita comprometedora”, disse.

Este impasse sobre quem vai pagar os transportadores escolares e a paralisação do serviço de transporte escolar também foi alvo de pronunciamentos dos deputados Inácio Loiola (PSB), Jó Pereira (PMDB), Ricardo Nezinho (PMDB), Léo Loureiro (PPL), Rodrigo Cunha (PSDB) e Tarcizo Freire (PP).