Comissão se reúne com secretário de Educação e inicia série de visitas a órgãos do Estado

por Comunicação/ALE publicado 22/09/2015 15h55, última modificação 22/09/2015 15h59

A Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa iniciou nesta terça-feira, 22, uma série de vistas às secretarias estaduais que estão dentro das áreas temáticas do colegiado. Esta atividade enquadra-se no acompanhamento e fiscalização que o Parlamento irá realizar em diversos órgãos do Estado e terá como propósito constatar as condições de funcionamento destas instituições. A comissão é presidida pelo deputado Francisco Tenório (PMN) e tem como membros a deputada Jó Pereira (DEM) e o deputado Inácio Loiola (PSB). Neste primeiro dia de visita, os deputados foram à Secretaria de Educação, onde se reuniram com o titular da pasta, o vice-governador Luciano Barbosa.

Francisco Tenório explicou que a comissão, a partir de agora, não ficará discutindo os temas apenas internamente. “A ideia é fazer uma integração entre a comissão e os órgãos executivos para que possamos, em conjunto, discutir as políticas públicas nestas áreas, saber de que forma elas estão funcionando e de que maneira podemos ajudar na formação de novas ações”, afirmou. O presidente da comissão disse ainda que essa é apenas a primeira de uma séria de vistas que a comissão irá fazer. “Teremos uma sequência de trabalho, na proporção que avançarmos e formos encontrando problemas. É uma inovação no estilo de fazer política, já que não queremos ficar apenas votando projetos no plenário”, afirmou Tenório.

Jó Pereira adiantou o calendário das visitas. “A próxima será na área da Saúde e posteriormente o Turismo. Assim iremos fazer um rodízio semanal, para depois voltarmos à secretaria de Educação quando visitaremos as escolas e verificaremos as suas estruturas, além de dimensionar e criar um diagnóstico do quadro atual para, ao final, encontrarmos uma solução”, disse.


O deputado Inácio Loiola falou da perspectiva desta nova atividade da comissão. “Acredito que esse é um trabalho exemplar da comissão. É o papel do Poder Legislativo fiscalizar e legislar, mas também queremos participar das políticas públicas, dando nossas opiniões e conhecendo a realidade do Estado nas áreas de abrangência da comissão”, concluiu.

O secretário Luciano Barbosa parabenizou a iniciativa da comissão de ir ao Poder Executivo e discutir seus problemas. “Essa iniciativa da Assembleia Legislativa é de fundamental importância. Sair dos gabinetes e visitar os prédios públicos, conversar com os técnicos e discutir os problemas que existem no Poder Executivo e que podem ser resolvidos, em parte, dentro do próprio Poder Legislativo”, disse. O secretário também destacou o caráter inovador da iniciativa. “Os Poderes são autônomos entre si, mas harmônico, por isso, quanto mais interação existir, mais fácil serão resolvidos os problemas do povo alagoano. Essa ação de discutir previamente, de forma coletiva, as questões antes de enviá-las para a Assembleia Legislativa, é importante para dar celeridade a solução dos problemas”, concluiu.