Deputada eleita, Cibele Moura representa renovação do Parlamento alagoano

por Comunicação/ALE publicado 17/10/2018 17h12, última modificação 17/10/2018 17h12

A 19ª Legislatura do Parlamento alagoano, historicamente, terá a maior bancada feminina da Casa, com a eleição, de cinco deputadas, no pleito do último dia 7 de outubro. Entre elas, a mais jovem deputada estadual de Alagoas e do Brasil, Cibele Moura (PSDB). Aos 21 anos de idade, Cibele conquistou 37.824 votos do eleitorado estadual. Além da jovem, ainda farão parte da nova bancada feminina do Legislativo, as deputadas Jó Pereira (MDB), reeleita com 53.707 votos; Fátima Canuto (PRTB), eleita com 37.151 votos; Flávia Cavalcante (PRTB), eleita com 29.561 votos; e Angela Garrote (PP), que recebeu 26.845 votos. Cibele Moura foi entrevistada nesta na tarde desta quarta-feira, 17, pela jornalista Goretti Lima, para o programa Frente a Frente, da TV Assembleia.

Estudante do curso de Direito e filha de lideranças políticas da região Norte do Estado: o ex-prefeito de Paripueira, Abrahão Moura e Emanuella Moura, atual prefeita da Barra de Santo Antônio, ambos do PSDB, Cibele contou que o que a motivou a pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa foi a vontade de mudar os problemas que assolam a sociedade.

“Sempre acreditei que a política era o melhor caminho para mudarmos as coisas. Então o motivo de querer ser candidata, de querer ser deputada foi poder fazer alguma coisa para mudar a história de Alagoas e do Brasil”, disse, acrescentando que sua bandeira de luta será a de uma nova política e também a defesa da juventude, seus compromissos de campanha. “Na Assembleia eu quero defender o jovem alagoano, pretendo defender muito a mulher alagoana, e para isso temos que defender a geração de emprego”, declarou Cibele Moura. “Não temos como defender a vida de nenhum alagoano se não gerarmos mais empregos. Estarei aqui lutando assiduamente para reduzir a carga tributária, e assim, melhorar a vida dos geradores de emprego nesse Estado”, informou a jovem.

Ao ser questionada, Cibele Moura disse que o fato de ser a deputada estadual eleita mais jovem do Brasil lhe traz grandes responsabilidades. “Porque com a votação expressiva que recebi, mostra que, de fato, temos muita gente que acredita na juventude. Eu não posso decepcionar o jovem alagoano. Tenho que mostrar que o jovem é capaz sim de fazer a diferença”, observou Cibele Moura, se dizendo feliz com o crescimento da bancada feminina no Parlamento alagoano. “É uma bancada histórica, então eu e minhas colegas passamos a ter uma responsabilidade gigantesca com o Estado. Porque Alagoas mostrou que quer mais mulher na política. E essa resposta teremos que dar com trabalho, lutando por mais políticas públicas para as mulheres”, declarou Cibele. “E a Assembleia ou qualquer outro lugar de poder, tem que representar o povo, e você não representa uma população que é de mais de 55% de mulheres, se não tivermos representatividade feminina no Parlamento”, destacou a jovem deputada eleita.

Entre as políticas públicas voltadas ao público feminino, Cibele Moura destaca como positivas as ações realizadas durante o “Outubro Rosa” e a necessidade de reforçar programas educativos que visem trazer mais saúde à população. “Desde que começou o ‘Outubro Rosa’ percebemos que as mulheres vêm se cuidando mais, vem procurando e entendendo cada vez mais sobre a doença. Então temos que aumentar todas essas ações que são de conscientização da população alagoana, principalmente com a saúde”, completou a deputada eleita.