Deputados e vereadores buscam solução para desabastecimento d'água em Piaçabuçu

por Comunicação/ALE publicado 07/12/2017 19h25, última modificação 07/12/2017 23h12

Um grupo de deputados recebeu uma comissão de vereadores da cidade de Piaçabuçu e buscou intermediar uma reunião com o governador em exercício, Luciano Barbosa. Em debate a questão da falta d’água no município. Situado no litoral Sul de Alagoas, Piaçabuçu, distante 138 km de Maceió, enfrenta uma das mais graves crises hídricas de sua história devido a salinização do Rio São Francisco. Cansados de esperar por uma solução, os moradores da cidade decidiram, na manhã desta quinta-feira, 7, bloquear a rodovia Engenheiro Dalmo Moreira Santana cobrando providências.

Ao tomar conhecimento da situação, o deputado Bruno Toledo (PROS) se solidarizou ao movimento e convidou algumas lideranças locais para que viessem ao Legislativo, onde se reuniram com os deputados Ronaldo Medeiros (PMDB), Gilvan Barros Filho (PSDB), Davi Davino Filho (PMDB), Tarcizo Freire (PP), Ricardo Nezinho (PMDB), Rodrigo Cunha (PSDB), Jairzinho Lira (PMDB) e Inácio Loiola (PSB), na tentativa de encontrar uma solução para o problema que aflige a população de Piaçabuçu há cerca de três anos. “Ouvimos as reivindicações, a realidade do que está acontecendo em Piaçabuçu, vamos agora articular uma solução para o problema”, disse Toledo.

Ao todo, oito vereadores, liderados pelo presidente da Câmara Municipal de Piaçabuçu, Kairo Castro (PRB), vieram ao Parlamento. “O Judiciário já concedeu liminares favoráveis ao povo de Piaçabuçu, que não foram cumpridas pela Casal”, contou Castro, ressaltando que, além da salinização, o problema passa ainda pela oferta d’água, uma vez que a população chega a passar até 10 dias sem o fornecimento do líquido. Além disso, quando a água chega às torneiras é turva e imprópria para o consumo, causando uma série de doenças na população. “Por isso viemos aqui pedir a ajuda, o socorro da Assembleia Legislativa para que possamos juntos fazer um pleito junto ao Governo do Estado para que se encontre uma solução definitiva para esse problema”, disse o chefe do Legislativo de Piaçabuçu.

O líder do Governo na Casa de Tavares Bastos, deputado Ronaldo Medeiros disse que vem acompanhando o problema de Piaçabuçu e que, desde o ano passado, o Executivo vem investindo na melhoria do abastecimento de água do município. “Há um projeto que, inclusive, deve ser concluído nos próximos 60 dias. Há uma obra já em andamento que vai buscar água a 9 km de onde hoje é feito a captação”, informou Medeiros, acrescentando que além disso, está sendo feita a ampliação do sistema de abastecimento com novos e maiores reservatórios de água. “A Casal me garantiu que essa obra vai suprir essa carência de Piaçabuçu”, completou.