Deputados-estudantes apresentam projeto que visa reduzir os índices de criminalidade nas escolas

por Comunicação/ALE publicado 03/12/2015 19h50, última modificação 03/12/2015 19h54

Os deputados-estudantes realizaram uma sessão nesta quinta-feira, 3, para apresentar um projeto de lei, de iniciativa dos jovens, que tem por objetivo reduzir os índices de criminalidade nas escolas da rede estadual de ensino. O projeto de lei proposto traz um diagnóstico sobre os bairros onde há maior incidência de criminalidade em Maceió, citando dados coletados através da Revista Geonorte, publicada em 2010, que aponta o bairro Benedito Bentes como o mais violento em termos de homicídios.

“Esse projeto foi elaborado a partir de encontros realizados com a equipe pedagógica da Escola do Legislativo, com a participação do advogado Mirabel Rocha, bem como da coordenação e professores da Escola Estadual Marco Antonio C. Silva e de todos os deputados estudantes”, contou o deputado-estudante Silas Gomes. Por se tratar de um projeto de iniciativa popular, após analisado pelos senhores parlamentares, nas comissões técnicas da Casa, a matéria deverá ser assinada pelo presidente do Poder, deputado Luiz Dantas (PMDB), segundo informou a coordenadora da Escola Legislativa Divaldo Suruagy, Rita Leite.

Indicação
Além do projeto de lei, outras ações por parte dos deputados-estudantes já começam a dar frutos. Exemplo disso, é a indicação apresentada pela deputada Jó Pereira (DEM), solicitando a criação de uma horta comunitária na Escola Marco Antônio C. Silva, idealizada pela deputada-estudante, Inaê Rodrigues, afilhada da parlamentar. “Nosso objetivo é reduzir os gastos dentro da nossa escola, por isso tivemos a ideia de implantar uma horta que irá beneficiar a todos nós”, explicou a jovem. “Queremos com isso não apenas a redução de gastos, mas proporcionar conhecimento, além de experiências nas aulas de física, de biologia; e futuramente expandir essa ideia para as demais escolas”, completou Inaê.

“A indicação foi protocolada como sendo do nosso gabinete, porque ela (Inaê) enquanto parlamentar jovem passou a integrar o nosso gabinete. A indicação é direcionada ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Educação para que eles possam implantar um projeto de horta dentro da escola”, informou a deputada Jó Pereira, que avalia a experiência do Parlamento Jovem como positiva e destacou o empenho e o engajamento da estudante em redigir o documento.