Estudantes da Escola Rosalvo Ribeiro conhecem as dependências e o funcionamento do Legislativo

por Comunicação/ALE publicado 08/11/2017 18h24, última modificação 08/11/2017 18h24

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira, 8, mais uma turma do projeto “Fale, Educação!”. Foram cerca de 50 alunos do ensino médio da Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, localizada no bairro de Bebedouro, em Maceió. Os estudantes visitaram a Casa e conversaram com os deputados Rodrigo Cunha (PSDB) e Bruno Toledo (PROS). Os estudantes conheceram o plenário, as comissões técnicas, assistiram vídeos sobre o processo legislativo, a vida do patrono da Assembleia, Tavares Bastos, e um, apresentado pelo deputado Rodrigo Cunha, que mostra a importância do voto. Além disso, os estudantes simularam a abertura de uma sessão ordinária da Assembleia Legislativa.

Os alunos, em conversa com o deputado Rodrigo Cunha, falaram das boas iniciativas implantadas na sua escola e reclamaram da falta de uma quadra de esportes e espaço para educação física. O estudante Natanael de Lima Silva falou da importância da visita para os estudantes. “É a minha primeira vez aqui e foi uma ótima experiência, já que tivemos a oportunidade de saber o que cada deputado faz e também expor alguns problemas que passamos na escola”, destacou.

A professora Silvaneide Mendonça, que acompanhou os estudantes, agradeceu aos deputados pela visita e avaliou como positiva a participação dos alunos. A professora também enfatizou a questão da infraestrutura, destacando, por exemplo, que a biblioteca da escola fica num espaço que não é adequado. “A vinda dos alunos para visitar a Assembleia é um momento ímpar, pois muitos deles nunca tiveram essa oportunidade. Este é o momento de aproximar mais a Assembleia Legislativa dos jovens, já que são eles que irão decidir o futuro do país. Sobre nossa escola, o maior entrave é a estrutura para o tempo integral. Temos um alunado que passa 9 horas na escola e não temos uma estrutura física essencial para que eles tenham boas condições”, disse.

O deputado Rodrigo Cunha explicou como funciona a Assembleia Legislativa e os outros poderes, o papel dos deputados e falou da importância do projeto. “Esta Casa faz uma grande prestação de serviço à sociedade ao se unir com o Ministério Público e trazer para cá alunos das escolas públicas. Os alunos que aqui estiveram falaram das dificuldades no dia-a-dia e fizeram perguntas de como é o trabalho dos deputados e como o Poder Legislativo influencia na vida deles. Essa é uma função importante e mostra que, apesar do cenário atual, as pessoas se interessam por política. Tenho dito que a política não acaba na hora do voto, hoje em dia, principalmente esta juventude que tem acesso a tecnologia, pode acompanhar o parlamentar e verificar o que ele faz no seu cotidiano”, afirmou.

O projeto “Fale, Educação” visa aumentar a visibilidade da educação para os poderes e instituições públicas e facilitar o exercício da cidadania, por parte da comunidade escolar, como forma de estímulo à busca de caminhos eficientes, pacíficos e humanitários de realização dos interesses e necessidades da comunidade. A parceria da Assembleia Legislativa com o Ministério Público está permitindo que alunos de 14 escolas públicas visitem o Poder Legislativo por 14 semanas.