Francisco Tenório debate com militares emenda que altera idade para ingresso na reserva

por Comunicação/ALE publicado 26/06/2017 18h57, última modificação 26/06/2017 18h57

O deputado Francisco Tenório (PMN) recebeu nesta segunda-feira, 26, um grupo de policiais militares e do Corpo de Bombeiros (CBMAL) para discutir emendas propostas pelo parlamentar ao projeto de lei de iniciativa governamental que trata dos limites de idade impostos para ingresso e aposentadoria na Polícia Militar e CBMAL. Nas emendas, Tenório propunha a idade máxima de 40 anos para ingresso nas fileiras da PM, proposta que não foi aceita pelos policiais. “Eles acham que a idade máxima para ter acesso como praça é de 30 anos”, disse o parlamentar. “Tenho que me render ao que maioria da corporação quer; no caso do aspirante a médico, ficou acordado a idade máxima de 40 anos”, informou Tenório.

Ainda de acordo com o deputado, outro ponto que foi consenso é o tempo de serviço das policiais femininas. “Antes de atingir a idade, que hoje prevemos em 57 anos, elas eram obrigadas a se aposentar com 47. Então aquelas que já se aposentaram por obrigação poderão retornar ao trabalho por vontade própria”, contou Francisco Tenório, observando que há um ponto que ainda não ficou 100% definido. “Eu proponho 65 anos e a corporação quer, no máximo, 62 anos para a aposentadoria (dos homens). Vamos buscar um consenso até a hora da votação. Esse é o único ponto de divergência”, disse o deputado.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Adriano, disse que saiu da reunião bastante satisfeito, tendo em vista que o deputado Francisco Tenório se mostrou bastante sensível ao pleito das corporações. “A proposta concernente ao tempo de coronel, em 30 anos mais cinco no posto, também já era consenso das corporações e vamos aguardar amanhã o fechamento de tudo isso”, disse o coronel.