Francisco Tenório mostra preocupação com aumento dos casos de microcefalia

por Comunicação/ALE publicado 25/11/2015 19h40, última modificação 25/11/2015 22h27

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Tenório (PMN), mostrou preocupação durante a sessão plenária desta quarta-feira, 25, com o aumento dos casos de microcefalia que, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, chegaram a 42 registros neste ano. Existe a possibilidade das ocorrências terem ligação com a picada do mosquito Aedes aegypti em mulheres grávidas. O deputado solicitou ao Governo do Estado e às secretarias de Saúde dos municípios que realizem campanhas envolvendo toda a população no combate ao mosquito da dengue.

“Vi em uma reportagem que existe um grande índice de microcefalia, não só em Alagoas, mas em todo Nordeste. Esses casos podem estar ligados a picada do mosquito da dengue nas mulheres grávidas”, disse Tenório. O deputado defende a realização de campanhas educativas mostrando como as comunidades podem combater o mosquito. “Segue também uma orientação para as grávidas: tentem se proteger e evitem permanecer em locais propícios à proliferação do mosquito”, pediu Tenório.

Em aparte, o deputado Sérgio Toledo (PDT) parabenizou o pronunciamento e disse que o caso é bastante preocupante para a área de saúde do Estado. “É preciso que se tomem as reais providências. As autoridades de saúde precisam encontrar uma solução o mais rápido possível para combater o mosquito da dengue”, disse, também demonstrando preocupação com as consequências que os casos podem ter na área do turismo.

A deputada Jó Pereira (DEM), em aparte, cobrou mais ações de conscientização e educação da população no combate ao mosquito. "Precisamos ter mais cuidado com o mosquito Aedes aegypti, pois o papel do Poder Público é importante, mas o da população também é. As ações de combate precisam ser divulgadas nas escolas e nas unidades de saúde”, destacou.