Gilvan parabeniza a ALQM por ter sido escolhido o melhor campeonato de vaquejada para amadores do Brasil

por Comunicação/ALE publicado 13/12/2016 19h47, última modificação 13/12/2016 19h47

O deputado Gilvan Barros Filho (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 13, para parabenizar o circuito de vaquejada organizado pela Associação Alagoana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ALQM) escolhido como o melhor campeonato para amadores do Brasil, em 2016. “Quero parabenizo o presidente da ALQM, Celso Pontes de Miranda e seu vice-presidente, Henrique Carvalho, que, num momento conturbado pelo qual paasou a vaquejada, conseguiram, juntos com seus colaboradores, trazer para Alagoas este importante título”, disse.

Gilvan Barros disse ainda que durante o circuito foram distribuídos mais de meio milhão de reais em prêmios, pagos aos competidores. “O circuito movimenta os municípios onde se realiza a vaquejada, gerando emprego e renda. É uma justa homenagem a esta associação que se destacou em todo Brasil, tanto por sua organização quanto por sua forma de agir”, afirmou o deputado.

Em aparte, o deputado Dudu Hollanda (PSD) também parabenizou todos que fazem a ALQM e disse que a associação resgatou as vaquejadas no Estado de Alagoas. “Nosso Estado não tinha, há muitos anos, uma associação que organizasse os eventos de vaquejada em nosso Estado e a ALQM foi a pioneira e hoje, merecidamente, recebe esse título”, afirmou.

Hollanda lembrou ainda a existência da Lei n.º 13.364/16 que eleva a vaquejada à condição de manifestação cultural nacional e de patrimônio cultural imaterial. “Hoje tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei, de autoria do deputado federal João Fernando Coutinho (PSB/PE), que já recebeu parecer favorável nas comissões técnicas da Casa, que reconhece a vaquejada como atividade esportiva, já que hoje é só reconhecida como cultura”, afirmou

Por fim, tanto os deputados Gilvan Barros Filho e Dudu Holanda lembraram a importância da Associação dos Vaqueiros do Brasil (AVAQ) que é outra organização que também promove a vaquejada no Estado de Alagoas. Os deputados ainda parabenizaram Celso Vitório, eleito pela sexta vez como o melhor vaqueiro do Brasil.