Jó Pereira busca parcerias para o fortalecimento das cooperativas de Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 17/09/2015 17h50, última modificação 17/09/2015 17h50

A deputada estadual Jó Pereira (DEM) se reuniu na manhã desta quinta-feira, 17, com o reitor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Sérgio Teixeira, com o objetivo de fortalecer as parcerias das instituições federais com as cooperativas, com vistas à melhoria da qualidade de vida da população e a manutenção do agricultor no seu município de origem. Participaram do encontro representantes das cooperativas Cooptur (Cooperativa de Turismo Rural) e Coopenedo, ambas de Penedo, além dos pró-reitores Luis Henrique, Carlos Henrique e do diretor da instituição, Carlson Apolinário.

“O reitor disponibilizou toda a equipe técnica do Ifal, doutores, extensão universitária e, inclusive, pontuou que essa foi a primeira vez que a instituição recebeu uma demanda da comunidade. Estamos trabalhando no sentido de enxergar caminhos para o desenvolvimento agrícola do estado de Alagoas, por meio das cooperativas. Com a crise no setor sucroenergético está ficando claro que precisamos mudar nossa matriz agrícola, diversificando-a. Em Penedo, já existe uma vocação para isso, com a Coopenedo e a Cooptur. Estamos buscando parceiros para fortalecê-las, como alternativa de renda à cana de açúcar”, explicou a deputada.

Na última terça-feira, Jó Pereira esteve na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), em Penedo, conversando com o superintendente Luciano Chagas. A instituição já é parceira das cooperativas e vai fortalecer ainda mais o trabalho técnico que faz com essas entidades. “Como deputada estadual e integrante do Fecoep estarei defendendo as demandas das cooperativas e, além disso, temos a Agência de Fomento do Estado – Desenvolve - que também estamos convidando para ser parceiro do projeto e tem crédito exclusivo para o financiamento das atividades cooperativistas, da prática de desenvolvimento local e isso é de extrema importância”, pontuou.

Segundo lembrou a parlamentar, a proposta do governo federal hoje é para estimular a abertura de chamadas públicas no sentido de comprar os produtos diretamente da agricultura familiar, por meio das cooperativas. Ela sugere que as cooperativas se organizem em todo o estado, de maneira que possam direcionar sua produção para uma central de distribuição para que assim consigam atender as chamadas públicas abertas pelo governo federal.

Angela Maria Brandão Cavalcanti de Souza
Angela Maria Brandão Cavalcanti de Souza disse:
18/09/2015 19h08
Admiro a Deputada Jô pelas suas iniciativas é uma parlamentar atuante.Parabéns
Comentários foram desativados.