Parlamentares se reúnem com candidatos à reitoria da Uncisal

por Comunicação/ALE publicado 28/08/2017 20h27, última modificação 28/08/2017 20h27

A comissão parlamentar encarregada de acompanhar o processo eleitoral para escolha da nova reitoria da Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) esteve hoje, 28, na Universidade, onde se reuniu com os candidatos das três chapas, a atual gestão, o conselho eleitoral, além de servidores e estudantes da instituição. O encontro serviu para reforçar o papel da Assembleia no pleito da próxima quarta-feira (30) e ouvir as partes sobre denúncias veiculadas nos meios de comunicação do Estado.

O deputado Bruno Toledo (PROS) esclareceu que não houve, de sua parte, quando usou a tribuna da Casa, nenhum pronunciamento irresponsável que desabonasse a Uncisal ou qualquer um dos seus representantes, mas que a criação da comissão especial parlamentar serviria, sobretudo, para fortalecer o processo eleitoral da Universidade. Durante a reunião, Toledo solicitou ao conselho eleitoral e aos candidatos toda a documentação que já havia tramitado (a exemplo de pedidos de impugnação e outros processos administrativos), a fim de discutir o conteúdo com os seus pares.

As três chapas tiveram a oportunidade de expor suas dificuldades quanto ao processo, que se apresentou demasiadamente curto para apresentação de propostas. Os candidatos também se mostraram insatisfeitos com o não fornecimento dos contatos eletrônicos dos cerca de 350 estudantes matriculados nos três polos de Educação a Distância (Arapiraca, São José da Laje e Maragogi). O conselho eleitoral se defendeu, afirmando que todo o trabalho foi feito de maneira transparente e com absoluta lisura, seguindo determinações do Conselho Superior Universitário.

Para o deputado Bruno Toledo, é lamentável que a falta de um regimento eleitoral tenha causado tantos problemas a uma instituição importante como a Uncisal e colocou a Assembleia à disposição para rever essas questões em novas tratativas.

O deputado Inácio Loiola concordou que o processo foi rápido, mas acredita que alguns pontos possam ser revistos no caso de ocorrer um segundo turno das eleições. Ele destacou a singularidade vivida pela instituição, que recebe, pela primeira vez, uma comissão da Casa de Tavares Bastos para acompanhar seu pleito. “É um momento histórico também para a Assembleia Legislativa, que se faz aqui representar”, disse.

Para o deputado Leo Loureiro, é fundamental discutir as questões com antecedência, para não haver mácula no processo eleitoral da Universidade. Loureiro também frisou que a Assembleia Legislativa alagoana não fez qualquer pré-julgamento quanto ao pleito, mas que suas prerrogativas parlamentares os obrigavam a analisar as denúncias que lhes foram postas.

Em sua explanação, o deputado Ricardo Nezinho enfatizou que a Casa está exercitando seu ofício democrático, haja vista a constatação, no pleito anterior, da impugnação de quase 40% das urnas. Entretanto, deixou claro que o Parlamento estava ali para tornar o processo mais claro e ofertar verdadeira legitimidade às eleições da Uncisal. “Não somos uma comissão de inquisição. Vejam-nos como contribuintes do processo”, pediu.

O deputado Francisco Tenório também compartilhou do argumento de que o período para campanha foi muito breve e sinalizou para uma reestruturação do regimento eleitoral que melhor atenda aos candidatos em termos de exposição de ideias. Tenório defendeu que não existe eleição sem eleitores e que, por conta disso, se fazia necessário o acesso à lista de contatos dos votantes, para que as chapas pudessem apresentar suas propostas. Um representante do Diretório Central dos Estudantes explicou que a decisão dos centros foi pela não divulgação dos e-mails para fins de campanha.

A eleição da Ucisal, que acontece na próxima quarta-feira, terá o acompanhamento dos parlamentares, da OAB e do Ministério Público. Por solicitação, a Casa vai reforçar o pedido de policiamento durante o pleito.

Também estiveram presentes ao encontro o deputado Galba Novaes, o representante do MP/AL, promotor Jamil Barbosa e a magnífica reitora da Uncisal, Rozangela Wyszomirska.