Parlamento concede medalha de Mérito Ambiental Octávio Brandão

por Comunicação/ALE publicado 04/12/2017 14h00, última modificação 04/12/2017 14h04

O Parlamento alagoano, por iniciativa do deputado Rodrigo Cunha (PSDB), agraciou a Associação Pró-gestão de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Coruripe (Agerh) com a comenda medalha de Mérito Ambiental Octávio Brandão, pelo sucesso alcançado com o projeto Recor, que tem como objetivo restaurar nascentes e reduzir os efeitos de degradação de matas ciliares da bacia hidrográfica do rio Coruripe, em Alagoas. Criada pela resolução nº 474 de 2009, a honraria é concedida àquelas personalidades, pessoas físicas ou jurídicas, que se destacaram em defesa do meio ambiente. O presidente da Agerh, Alex Gama e o ex-presidente da entidade, Geraldo Gomes de Barros, receberam a homenagem durante sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira, 4 de dezembro, no plenário da Casa.

“O Projeto Recor fez um trabalho de recuperação fantástico do rio Coruripe. Além disso, atua num sistema completo de sustentabilidade, visando não apenas o lado econômico, social  ou ambiental, mas os três juntos”, observou Rodrigo Cunha, destacando que a união dos fatores resulta no sucesso do projeto Recor.

O parlamentar ressaltou ainda a iniciativa da Agerh junto às escolas, no sentido de promover a educação ambiental de crianças e jovens, tornando-os multiplicadores das questões relativas à preservação do meio ambiente. 

Para o presidente da Agerh, Alex Gama, a homenagem significa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado ao longo dos dez anos de fundação da associação. “Há muito coisa a ser feita. Esse reconhecimento é uma carga de energia renovada, que nos impulsiona a seguir no caminho da educação ambiental, da recuperação do meio ambiente, através do reflorestamento, com recuperação de nascentes e com a capacitação de pessoas nos 19 municípios que compõem a bacia hidrográfica do rio Coruripe”, declarou Gama, dizendo ainda de sua satisfação em estar recebendo a homenagem do Legislativo alagoano. “É uma honraria que nos deixa bastante orgulhosos e cientes de que estamos no rumo certo”, completou o ambientalista.

Assim como Gama, o ex-presidente da Agerh, Geraldo Gomes de Barros Neto, disse que se sente agraciado com a homenagem. “É uma honra muito grande ver a Assembleia e o deputado Rodrigo Cunha vestindo a camisa em defesa da causa ambiental e ver reconhecido um trabalho que foi desenvolvido na região da bacia hidrográfica do Coruripe”, disse. “Um trabalho muito intenso na área de pesquisa cientifica, inventário das matas, recuperação de nascentes, um trabalho sócio ambiental”, completou Neto.

A sessão solene contou com a participação da deputada Jó Pereira (PMDB), do presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Vladimir Caramori Borges de Souza, do representante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Márcio Gomes Barboza e de entidades e defensores da causa ambiental no Estado.