Profissionais da segurança, vítimas da violência, são homenageados pela Assembleia

por Comunicação/ALE publicado 25/02/2015 11h05, última modificação 17/04/2015 16h07
Na manhã desta quarta-feira, 25, foi realizada, no plenário da Assembleia Legislativa, uma sessão especial que homenageou profissionais do sistema público de segurança, vítimas da violência em serviço. A audiência foi convocada pelo 1º vice-presidente da Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PT), a pedido do Sindicato dos Policiais Federais de Alagoas (Sinpofal). Representantes de todas as corporações do Estado acompanharam o ato que acontece em todo o Brasil.

Ronaldo Medeiros entregou honrarias aos familiares de agentes mortos e defendeu o árduo serviço prestado por esses profissionais, destacando a importância da homenagem. "A polícia não pode ficar refém da violência, pois são profissionais que saem de casa para garantir a nossa segurança", declarou o parlamentar.

O presidente do Sinpofal, Jorge Venerando, agradeceu a homenagem feita pelo Legislativo. "Agradecemos ao deputado Ronaldo e a todos os integrantes desta Casa. Essa homenagem remete a um importante assunto, que é a valorização dos integrantes dos sistema público de segurança", destacou Venerando. O líder sindical ainda entregou uma cópia do projeto de lei 8258/2014, que tramita no Congresso Nacional, e que qualifica como crime hediondo todo ato de violência contra profissionais da segurança pública. Outro documento entregue foi sobre a Proposta de Emenda à Constituição 51/2013, que unifica o poder preventivo e investigativo de todo sistema de segurança.

Marcha da segurança pública
Venerando ainda adiantou que no dia 18 de março acontecerá uma marcha, em todo o País, contra a corrupção e a violência contra os profissionais da segurança pública. Policiais, bombeiros e guardas municipais estarão participando do evento.
Compareceram à sessão pública os deputados Rodrigo Cunha (PSDB), Francisco Tenório (PMN) e Tarcizo Freire (PSD); Josimar Melo, presidente do Sindicato da Polícia Civil; Charles Sanchez, representante da Guarda Municipal de Maceió; Marcos Ramalho, presidente da Associação dos Bombeiros de Alagoas;  Teobaldo de Almeida, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas e Janercia da Silva, representando familiares das vítimas.