Reeleito, Luiz Dantas defende um Parlamento forte

por Comunicação/ALE publicado 01/02/2017 20h40, última modificação 01/02/2017 20h40

Após ser reeleito para presidir a Assembleia Legislativa nos próximos dois anos, o deputado Luiz Dantas agradeceu a todos os parlamentares pelo apoio e confiança. O presidente fez um balanço de sua primeira gestão e falou dos desafios que encontrou e as conquistas obtidas. “Dialogamos com os servidores, regularizamos a folha, implantamos o pagamento do décimo terceiro no mês de aniversário do funcionário e legalizamos o recolhimento de encargos e obrigações, pendentes há várias legislaturas”, afirmou.

O presidente falou ainda, de outras conquistas, tais como a reforma do prédio histórico, a reativação da Escola Legislativa, do Portal de Informação e a reestruturação da Divisão de Licitação. “Além disso, o plenário ganhou painel eletrônico e a casa ampliou a prestação de serviços à sociedade, ao instalar o núcleo da Defensoria Pública", disse.

Luiz Dantas disse também que em tempo de crise e desafios, o caminho é pelo exercício de algo essencial na política: o diálogo franco e transparente. “Vossas excelências podem guardar a certeza de que serei, mais do que nunca, o presidente de todo o colegiado, com a consciência de que as saídas se constroem com participação política e com legislativo forte e atuante, indispensável à democracia”, destacou.

Veja o discurso na íntegra:

Senhores Deputados, Senhoras Deputadas:

Inicialmente, desejo expressar o meu agradecimento por mais um gesto de apoio e confiança que Vossas Excelências demonstram agora, reconduzindo-me à Presidência da Mesa Diretora deste segundo biênio da décima oitava legislatura.

É tempo de balanço. De rememorar a dimensão dos desafios que encontramos e verificar as conquistas obtidas. Se, em fevereiro de 2015, encontramos a Casa numa profunda crise, com os servidores em greve e sem receber em dia seus salários, também nos defrontamos com práticas distantes da legalidade.

Dialogamos com os servidores, regularizamos a folha, implantamos o pagamento do décimo terceiro no mês de aniversário do funcionário e legalizamos o recolhimento de obrigações legais, pendentes há várias legislaturas.

A luta prossegue, inclusive buscando na Justiça, de forma legítima e transparente, uma solução transitória em relação ao Imposto de Renda.

Fizemos ainda a reforma do prédio histórico, reativamos a Escola Legislativa, digitalizamos o fluxo dos processos, implantamos o novo Portal de Informação e reestruturamos a Divisão de Licitação para dar transparência administrativa.

O plenário ganhou painel eletrônico e a Casa ampliou a prestação de serviços à sociedade, ao instalar núcleo da Defensoria Pública. Mas é preciso consolidar as mudanças para poder continuar avançando mais.

Nesse sentido, vamos abrir a biblioteca e o memorial, credenciar professores e aprimorar a Escola Legislativa, além de viabilizar um núcleo do Procon no Parlamento. Serão novos esforços que irão contribuir na difusão de conhecimentos e no fortalecimento da cidadania.

Se, na primeira gestão, estimulamos a dinâmica parlamentar e alcançamos quase 800 matérias apreciadas no biênio, agora devemos dar novos passos. Pretendemos, por exemplo, Implantar o Diário Oficial Eletrônico e fortalecer as atividades desenvolvidas pelas Comissões Permanentes. É mais qualificação, independência e transparência na apreciação das matérias legislativas.

Em tempo de crise e desafios, o caminho é pelo exercício de algo essencial na política, que é o diálogo franco e transparente. Alagoas precisa. Vossas Excelências podem guardar a certeza de que serei, mais do que nunca, o presidente de todo o colegiado, com a consciência de que as saídas se constroem com participação política e com legislativo forte e atuante, indispensável à democracia.

Muito obrigado a todos.