Reunião temática debate as relações étnicos raciais e a educação no campo

por Comunicação/ALE publicado 09/12/2015 16h28, última modificação 09/12/2015 16h28

A Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira, 9, uma reunião temática que debateu a educação para as relações étnicos raciais e a educação no campo dentro do Plano Estadual de Educação (PEE). Formada pelos deputados Francisco Tenório (PMN) – presidente, Jó Pereira (DEM) – relatora do PEE - e Inácio Loiola (PSB), a comissão ouviu as palestras das professoras da Ufal, Ana Maria Vergne e Maria Aparecida Batista de Oliveira; o professor da Uneal, Clébio Araújo e o representante da Secretaria estadual de Educação, Valdeck Gomes e abriu espaço para a participação dos presentes.

A professora Ana Maria Vergne disse que a discussão sobre a garantia do direito à educação dos povos do campo já tem mais de 20 anos. “É importante, porém, destacar, que a discussão é no sentido de se afirmar as características específicas dos povos do campo, respeitando, é claro, a base legal”, afirmou.

A professora Maria Aparecida Batista de Oliveira falou sobre a educação étnica racial e destacou que as escolas em Alagoas já trabalham esta questão. “A escola, como agência de educação, é um fator de relevante importância na medida em que, nós educadores, fazemos uma reflexão crítica das questões que permeiam a sociedade brasileira, que é uma sociedade racista e excludente. Nessa perspectiva, há uma discriminação do negro, do índio e do povo cigano, por isso a educação é fator preponderante para que possamos, efetivamente, contribuir para a implantação de uma sociedade mais solidária", afirmou.

A deputada Jó Pereira agradeceu a contribuição de todos e apresentou algumas propostas que foram colocadas durante o debate, entre elas a de ofertar material didático que atendam as comunidades indígenas, quilombolas e do campo; criação de cargos para professores com formação específica na área indígena, quilombolas e do campo; inclusão da cultura e da diversidade cultural nos currículos escolares; e programa estadual de estruturação das escolas que atendem as comunidades indígenas, quilombolas e do campo.

“Mais uma vez, o saldo da reunião foi positivo. Vimos a riqueza da contribuição da comunidade negra, indígena e da educação no campo. Vamos buscar um programa de inclusão e afirmação dos jovens da comunidade negra na educação.”, disse a deputada Jó Pereira.

Nesta quinta-feira, 9, o debate terá como tema a educação e a saúde. A reunião técnica Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Turismo começa às 9 horas, no auditório da Assembleia Legislativa.