Ricardo Nezinho cobra definição sobre instalação do Instituto de Criminalística em Arapiraca

por Comunicação/ALE publicado 31/05/2017 17h40, última modificação 31/05/2017 19h08

O deputado Ricardo Nezinho (PMDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 31, para reivindicar uma definição sobre a instalação do Instituto de Criminalística (IC) de Arapiraca. Na ocasião, o parlamentar cobrou do prefeito do município a contrapartida necessária para que o IC possa ser inaugurado e solicitou que o deputado Rodrigo Cunha (PSDB) intermediasse uma reunião com o prefeito Rogério Teófilo, e os deputados estaduais que fazem parte da região, para discutir juntos esta questão.

Nezinho confirmou que o governador Renan Filho já foi sensibilizado com a ideia e se comprometeu em arcar com o aluguel da casa, com 12 peritos que irão trabalhar em duas equipes por turno, carro, toda infraestrutura necessária, além da polícia cientifica. “Só falta o município, através da Prefeitura, entrar com uma contrapartida de 18 funcionários administrativos, porém, precisamos saber se ele poderá ou não ceder estes servidores”, destacou.

O parlamentar lembrou ainda que, há cerca de três anos, já cobrava do então governador do Estado, Teotônio Vilela, a interiorização do IC. “É uma reivindicação muito importante, tanto para a região do Agreste quanto para o Sertão, já que o IC na cidade de Arapiraca irá servir a, pelo menos, 50 municípios. Na ocasião tínhamos acertado com a então prefeita Célia Rocha esta contrapartida (18 funcionários), que só não foi concretizada devido a burocracia inerente ao serviço público”, afirmou.

Ainda em seu pronunciamento, Nezinho destacou que a importância do IC na região é também humanitária, já que os atualmente os peritos demoram até 18 horas para chegar ao local do crime e, enquanto isso, o corpo fica estendido no chão e os familiares tendo que passar por mais um sofrimento. “Além disso, serão acelerados os exames periciais para mortes violentas e as constatações de crimes contra o patrimônio. A implantação do IC em Arapiraca também evitará que guarnições da Polícia Militar fiquem ali esperando por várias horas”, disse.

Em aparte, o deputado Rodrigo Cunha falou da importância do tema para a região. “O IC estará localizado em Arapiraca, mais ele irá abranger, no mínimo, 50 cidades, do Agreste ao Sertão. O Governo do Estado está exigindo do município uma contrapartida de R$ 60 mil o que, neste momento, acredito, é algo que não é possível. O ideial seria envolver todos os municípios beneficiados para que eles também assumam esta contrapartida e, consequentemente, este serviço que é do Estado”, disse o deputado confirmando a importância da bancada da região levar esta demanda ao prefeito Rogério Teófilo.