Rodrigo Cunha questiona números da Segurança Pública presentes no Balanço Geral do Estado

por Comunicação/ALE publicado 18/04/2017 19h01, última modificação 18/04/2017 19h01

O deputado Rodrigo Cunha (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 18, para debater os números da segurança pública que constam no Balanço Geral do Estado referente ao exercício de 2016, encaminhado pelo Poder Executivo aos deputados alagoanos. Rodrigo fez questão de ler a apresentação do balanço onde o governo do Estado menciona avanços na área da segurança pública. “Isto confronta com a nossa realidade atual”, destacou o deputado, lendo, inclusive, matérias da imprensa alagoana que falam do aumento da violência.

Cunha informou que o valor destinado a segurança pública é de R$ 1.361.744.618,00. “Este valor é R$ 140 milhões a mais que os recursos destinados à Educação. O Estado tem este valor todo para gastar com a Segurança Pública e o que estamos vendo é um aumento na violência. Uma das matérias jornalísticas aponta que, só no mês de março, morreram quase sete alagoanos por dia, vítimas de violência”, disse o parlamentar. “Estamos assistindo um retrocesso na política adotada pelo atual Governo no que se refere a segurança pública do Estado. É um momento de reflexão. Será que investir este dinheiro todo na segurança é a solução? Não que isso não seja necessário, mas não seria mais interessante observarmos outras políticas públicas de modo a fazer o que diz o relatório: uma política integrada com outras políticas públicas como a educação, cultura e esporte, por exemplo”, destacou.

Por fim, Rodrigo Cunha disse que existe um limite para este estrangulamento da violência na forma ostensiva, sendo necessário uma visão a longo prazo. “Todos estes avisos estão sendo dados. O Governo Renan Filho ignora estes nove meses mais violentos no Estado de Alagoas. É preciso ter uma visão aberta para analisar o momento e verificar que essa política apenas ostensiva não está mais trazendo resultado”, concluiu.