Tarcizo Freire cobra critérios para emplacamento de "cinquentinhas"

por Comunicação/ALE publicado 04/08/2015 16h40, última modificação 06/08/2015 15h50

A exigência de emplacamento para os ciclomotores conhecidos popularmente como “cinquentinhas” foi o tema do pronunciamento do deputado Tarcizo Freire (PSD) durante a sessão ordinária de reabertura dos trabalhos do Legislativo, nesta terça-feira, 4. O parlamentar defendeu os proprietários dos ciclomotores e apelou ao governo do Estado e ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL) que conceda um prazo de, pelo menos, 180 dias para que essas pessoas possam se regularizar, conforme determina a Portaria nº 1134, publicada em 23 de julho no Diário Oficial do Estado de Alagoas.

Tarcizo Freire observou que muitos dos proprietários de “cinquentinha” utilizam o veículo como instrumento de trabalho. “Sei que devem ser regulamentados, mas também devemos dar condições para que essas pessoas possam se regularizar. Não aterrorizar o cidadao, obrigado a emplacar de qualquer forma”, observou o deputado, relatando que, em encontro com o diretor do Detran/AL, Cacá Gouveia, sentiu que o mesmo está sensibilizado com a causa. “Ele me falou que já pediu para o capitão do BPTran suspender as blitzes”, contou Freire.

Freire observou, porém, que alguns proprietários que possuem o ciclomotor há mais de cinco anos terão dificuldades de emplacar o veículo, tendo em vista que não tem registro ou nota fiscal do mesmo. “Como é que vão emplacar essa moto? Vão tomar o bem do cidadão? Tem que encontrar um mecanismo jurídico para que se faça esse emplacamento”, acrescentou o parlamentar.