Tarcizo Freire demonstra apoio ao movimento de greve dos caminhoneiros

por Comunicação/ALE publicado 29/05/2018 17h30, última modificação 30/05/2018 12h33

O deputado Tarcizo Freire (Progressistas) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 29, para demonstrar apoio à paralisação dos caminhoneiros e criticar o aumento nos preços das mercadorias, por parte dos empresários, em virtude do desabastecimento. “O Brasil está há quase dez dias vivenciando este movimento, e neste contexto, quero me solidarizar e declarar apoio a esta causa”, disse.

Tarcizo afirmou que a política de reajuste de preços adotada pela Petrobras vem massacrando toda população, em especial, os milhares de caminhoneiros que trabalham nas estradas brasileiras transportando todo tipo de mercadoria e abastecendo o mercado. “É inadmissível que roubem a Petrobras e a população é que tenha que pagar o alto preço por tamanho descaso. Por isso é justo e necessário este movimento dos caminhoneiros”, destacou.

O deputado criticou a atitude de alguns empresário que tentam se aproveitar da situação para elevar de forma injustificada o preço de algumas mercadorias. “Isso chega a ser desumano. Se faz necessário reavaliar a necessidade da retomada de investimentos no setor ferroviário do país. Não podemos ficar dependente apenas de um meio de transporte, isso é uma tremenda falha de estratégia para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

Por fim, o parlamentar disse que o Governo Federal, mesmo tardiamente, está tentando fazer sua parte cortando uma série de tributos que incidem sobre o preço dos combustíveis. “Acredito que pode ainda fazer mais para frear os altos preços cobrados nas bombas. O Governo estadual também pode colaborar, diminuindo também a tributação sobre os combustíveis. Estou a disposição e esperançoso em poder votar, em breve, medidas que venham a aliviar o sofrimento de nossa classe trabalhadora”, concluiu Tarcizo Freire.

Em aparte, o deputado Inácio Loiola (PDT) avaliou que tudo isso vem acontecendo devido a falta de política de desenvolvimento do país, onde mais de 70% dos produtos são transportados em vias rodoviárias. “Um país com a nossa extensão territorial precisa investir, urgentemente, em transporte ferroviário e marítimo”, destacou.

Também em aparte, o deputado Ronaldo Medeiros (MDB) disse que o Brasil vive momentos difíceis, principalmente neste setor, pois o Governo Federal dolarizou os preços dos combustíveis. O deputado Francisco Tenório (PMN) também fez uma intervenção reconhecendo a importância da paralisação feita pelos caminhoneiros e a forma como foi organizado o protesto. “Eu andei este final de semana pelo Estado e em momento nenhum observei barreiras que impedissem o direito de ir e vir. Foi um movimento pacífico e ordeiro, onde os caminhoneiros mostraram coragem e bravura resistindo inclusive a pressão feita pelo Governo”, afirmou.