Tarcizo Freire solicita a revogação da obrigatoriedade de simuladores em autoescolas

por Comunicação/ALE publicado 26/02/2015 17h25, última modificação 22/04/2015 14h47

A obrigatoriedade da implantação de simuladores eletrônicos nas autoescolas voltou a ser alvo do pronunciamento do deputado Tarcizo Freire (PSD). Desta vez o parlamentar solicitou ao líder do governo na Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PT), que intervenha, junto ao Executivo, no sentido de sensibilizá-lo a revogar tal imposição. “Esse projeto de obrigatoriedade não existe, porque a resolução 493 deixa facultado ao Estado implantar ou não a obrigatoriedade”, informou Freire, acrescentando que outros Estados, a exemplo de Pernambuco, tentou implantar o projeto, mas não obteve êxito.

O parlamentar informou que o Detran de Alagoas está condicionando o credenciamento das escolas de trânsito à aquisição do simulador eletrônico. De acordo com ele, cerca de 28 autoescolas em Arapiraca estão fechadas e apenas cinco em atividade, amparadas por mandados de segurança impetrados na Justiça. “É preciso que o governador reveja isso. A sociedade não aguenta mais. Eles querem arrecadar mais de R$ 700 mil por mês, sem trazer eficácia nenhuma, porque ninguém aprende dirigir num vídeogame. Aprende-se com a prática”, acrescentou Freire.

Em aparte, o líder governista Ronaldo Medeiros disse estar atento às reivindicações do colega e que irá levá-las ao conhecimento do Governo do Estado. “O senhor é profundo conhecedor da matéria e pode contribuir para corrigir, caso haja essas distorções. Estamos atentos e vamos conversar sobre o tema”, disse Medeiros.