Técnicos apresentam cálculos atuariais sobre o AL Previdência

por Comunicação/ALE publicado 26/10/2015 16h20, última modificação 27/10/2015 11h21

Deputados estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 26, com técnicos do AL Previdência (Unidade Gestora Pública do Regimento Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado). O encontro é mais uma etapa de esclarecimentos solicitados pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a fim de subsidiar os parlamentares para a votação do projeto de lei nº 173/2015, de origem governamental, que reestrutura o AL Previdência. A matéria já foi lida em plenário na semana passada.

Para o presidente em exercício da Assembleia, deputado Ronaldo Medeiros, é fundamental que a Casa oportunize os parlamentares com esses debates. “Os atuários são os responsáveis pela ‘matemática’, aqueles que chegaram aos valores de contribuição de cada Poder. Precisamos debater exaustivamente, para que cada um tire suas próprias conclusões e vote com a máxima certeza”, destacou. Ainda segundo Ronaldo, as mudanças na natureza jurídica e as modificações na estrutura organizacional da unidade gestora são exigência do Ministério da Previdência. “Temos o dever de regularizar o sistema previdenciário, para que Alagoas tenha estabilidade”, disse.

O técnico do AL Previdência, Luiz Cláudio Kogut, esteve com os parlamentares para apresentar a situação atual do órgão e a projeção dos impactos do novo projeto, que será modificado para que os fundos abranjam também o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública, o Tribunal de Contas e o Ministério Público. “Viemos para esclarecer. Fizemos os cálculos atuariais com a previsão de alocação de recursos para cada um dos Poderes”, ressaltou o Kogut.

Amanhã os deputados se reúnem, a partir das 10 horas, com integrantes do Conselho Deliberativo do AL Previdência.