TV Assembleia completa 8 anos com a marca da credibilidade

por Comunicação/ALE publicado 15/09/2015 20h01, última modificação 15/09/2015 20h01

A TV Assembleia comemora oito anos de fundação nesta quarta-feira, 16 de setembro, data em que também é festejada a emancipação política de Alagoas. O veículo de comunicação do Legislativo alagoano entrou em operação em 2007, numa época em que a produção regional era restrita à TV Educativa. Hoje, consolidada e atuando com transparência, isenção e respeito ao telespectador, a TV Assembleia já faz parte do cotidiano da população alagoana, cobrindo ao vivo as reuniões do Plenário, bem como a transmissão de eventos institucionais e culturais, além de noticiários e debates.

O primeiro secretário da Casa, deputado Isnaldo Bulhões (PDT), considera a implantação da TV como um marco para o Parlamento alagoano. “A TV Assembleia, sem dúvida nenhuma, estreitou a relação com a população. A sociedade passou a ter oportunidade de conhecer e ver, com mais proximidade, como a Assembleia funciona”, ressaltou Bulhões, acrescentando que o veículo institucional do Poder transmitiu, ao longo dos anos, inúmeros debates que culminaram em decisões que interferiram na vida dos alagoanos. Para o parlamentar, o próximo passo é trabalhar no sentido de expandir o alcance da TV. “A TV Assembleia ainda é um canal fechado e precisamos trabalhar pra que ela tenha capacidade de transmitir sua programação em canal aberto”, completou Isnaldo Bulhões.

Para o vice-presidente da Casa, deputado Ronaldo Medeiros (PT), a TV Assembleia representa oito anos de sucesso e democracia para o Parlamento, tendo em vista que a sociedade pode acompanhar toda a movimentação do Legislativo. “Não só através da televisão, mas também via web possibilitando que as pessoas possam, em qualquer parte do mundo, ter acesso às notícias do nosso Legislativo”, observou. “É um motivo de grande orgulho para esta Casa termos uma TV completando oito anos justamente no dia em que se comemora a emancipação política de Alagoas. E nesse mesmo dia, creio, é também uma grande emancipação do nosso Parlamento”, compara Medeiros, acrescentando que já está em Brasília um processo para a criação de uma rádio legislativa e para veiculação em sinal aberta da programação da TV Assembleia.

Novato no Parlamento, o deputado Rodrigo Cunha (PSDB) disse que a TV ajudou muito no seu conhecimento sobre a Casa. “Antes de entrar no Parlamento eu já sabia o que acontecia aqui através da TV Assembleia. O que demonstra a oportunidade que é dada a qualquer cidadão de saber como é o funcionamento do Parlamento”, avalia Cunha.

O deputado Pastor João Luiz (DEM) se congratulou com a equipe que faz o Canal do Legislativo e disse ser testemunha da audiência alcançada pelo veículo. “Quando damos uma entrevista, ela repercute. É importante a sociedade saber o que o deputado em que ela votou está fazendo”, declarou o democrata, destacando que a TV aproxima o Parlamento da sociedade. “Hoje temos uma TV mostrando ao vivo a atuação do parlamentar. Aquelas pessoas que realmente se interessam pela atuação do deputado que elegeu, repercute nas redes sociais aquilo que vê na TV Assembleia”, completou João Luiz.

Na mesma linha de raciocínio, o deputado Galba Novaes (PRB) observa que, apesar de ser transmitida em um canal fechado, a TV Assembleia dá oportunidade aos alagoanos de poder interagir com o parlamentar. “Mas a grande vitória, na minha opinião, é transformar a TV Assembleia em um canal aberto para todo o Estado, para que possamos ter essa interação, mesmo através da mídia, com a população alagoana”, destacou Novaes.

Precursores
Um dos idealizadores do veículo, o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Joaldo Cavalcante, declarou seu orgulho em participar da construção do projeto. “A TV Assembleia é um espaço da cidadania, da arte e da cultura. Possibilitou também ao Parlamento a ofertar um universo de pessoas informações cotidianas sobre as atividades dos deputados”, declarou Joaldo.

Para a diretora de Jornalismo da TV Assembleia, Goretti Lima, os oito anos do veículo representam um avanço para o Poder. Ela observa que, no decorrer desses anos, a TV cumpriu um papel fundamental no projeto de transparência do Legislativo. “Não só através do 'Direto do Plenário', mostrando ao vivo todo o trabalho que é feito durante as sessões plenárias, como também na sua grade de programação, que é diversificada, com programas de comportamento, de pauta política, econômica, social e cultural”, destacou Goretti. “Temos o tempo que as TVs abertas não dispõem para mostrar e valorizar a arte, a cultura popular, erudita, a clássica. A credibilidade da TV é hoje sua marca”, ressalta a diretora da TV.