TV Assembleia completa 9 anos no aniversário do Estado de Alagoas

por Comunicação/ALE publicado 15/09/2016 11h35, última modificação 15/09/2016 18h59

A TV Assembleia comemora nove anos de fundação nesta sexta-feira, 16 de setembro, data em que também é festejada a emancipação política de Alagoas. O veículo chega ao nono ano de atividades, comemorando a consolidação da sua grade de programação, cada vez mais acessível à população do Estado. A TV ALE, como é conhecida, entrou em operação em 2007, atuando, desde então, com transparência, isenção e respeito ao telespectador. Entre suas atrações merece destaque a cobertura, ao vivo, das sessões do Legislativo, além de noticiários, debates e transmissões de eventos institucionais e culturais.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Dantas (PMDB), falou da importância do veículo na integração entre o Poder Legislativo e a sociedade. “A TV Assembleia presta seus serviços, diariamente, colocando as informações para a sociedade de forma transparente. Neste aniversário de nove anos de sua criação, quero parabenizar a todos que fazem a TV ALE, que se consolida, de forma definitiva, nos assuntos do dia a dia da Assembleia Legislativa de Alagoas. Ao longo desses anos, transmitiu inúmeros debates, culminando em decisões que interferiram na vida dos alagoanos”, afirmou.

O vice-presidente, deputado Ronaldo Medeiros (PMDB), disse que a TV ALE democratiza a informação e os trabalhos dos parlamentares na Casa de Tavares Bastos, tendo em vista que a sociedade pode acompanhar toda a movimentação do Parlamento. “É um elo, em Alagoas, entre o Parlamento e a sociedade. Só temos a ganhar com a TV ALE. Defendo a ampliação de seu alcance para estreitar, ainda mais, essa relação. Lembrando que a TV  também está disponível via web, no site oficial do Legislativo, possibilitando às pessoas, em qualquer parte do mundo, acesso às notícias do Poder”, destacou.

Na mesma linha de raciocínio, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, deputado Sérgio Toledo (PSC), ressaltou que a TV ALE tem uma importância muito grande na divulgação dos trabalhos dos parlamentares. “É uma oportunidade para a população acompanhar a atuação dos deputados e da Assembleia Legislativa como um todo. Ela (a TV) dá transparência às ações da Casa, sem contar que nos sentimos valorizados pela função que exercemos, tanto no plenário como nas comissões técnicas”, afirmou.

O jornalista Marcos Rodrigues, telespectador da TV ALE, destacou que a comunicação institucional dos Poderes é fundamental para que aja transparência de suas ações. “A TV ALE é pioneira neste tipo de trabalho em Alagoas e acho que agora, ao completar seu nono ano de existência, tem de partir para novos espaços. Além da internet e da TV fechada, buscar uma forma de atingir as pessoas via TV aberta”, disse o jornalista, parabenizando a todos que fazem o veículo de comunicação.

Um dos idealizadores da TV, o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Joaldo Cavalcante, lembrou que o canal legislativo foi inaugurado na data de aniversário do Estado de Alagoas. Joaldo declarou seu orgulho em participar da construção do projeto da TV ALE e adiantou que em 2017, quando o Estado celebrará dois séculos de existência, a TV Assembleia fará um documentário especial sobre sua primeira década em operação. “O canal legislativo difunde as ações parlamentares e presta serviço à sociedade. Além disso, é um espaço da cidadania, da arte e da cultura”, destacou.

A diretora de Jornalismo da TV Assembleia, Goretti Lima, falou da importância da TV ALE para a democratização da informação do Poder Legislativo e os avanços ocorridos nesses nove anos de existência. “A TV Assembleia tem permitido, desde 2007, que toda a população tenha acesso às sessões plenárias, às audiências públicas e a qualquer discussão que passe pelo plenário. Além disso, contamos com a divulgação de ações desenvolvidas pelo governo do Estado e pela prefeitura de Maceió. Na grade atual da TV ALE, temos programação cultural, como o ‘Café com Poesias’ e programas que tratam da cidadania, como a ‘TV Cidadã’ e o ‘Trilha Social’. Podemos assistir ainda ao ‘Ponto de Vista’, programa mais amplo e que aborda questões do nosso dia a dia. Sem falar do Jornal da ALE e do programa ‘Frente a Frente’, este transmitido ao vivo, enfocando conteúdo mais político”, afirmou.