Arapiraca

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 15h45, última modificação 28/05/2021 13h22

Arapiraca-Bandeira

Embora Arapiraca seja uma cidade recente, há registros de que, por volta de 1848, as terras pertenciam a Marinho Falcão. Este as transferiu, por venda, a Amaro da Silva Valente, que passou a habitá-las junto com a família. 

A história conta que o genro de Amaro da Silva, Manoel André Correia, foi abrindo caminhos pelas matas virgens até descobrir uma planície fértil e rica em árvores frondosas, principalmente a "arapiraca". Nesse lugar iniciou o povoado que recebeu, desde a origem o nome Arapiraca,  um termo indígena que significa "ramo que o periquito visita" (Ara-periquito; poya-visitar; aca-ramo). Em 1855, a esposa de Manoel André faleceu e, em sua homenagem, ele decidiu construir, sobre sua sepultura, a capela de Nossa Senhora do Bom Conselho. 

O povoado progrediu e seu desenvolvimento justificou a elevação à vila em 1924. Em 1938, através de decreto, tornou-se município. A cidade se transformou em comarca, desvinculando-se de Anadia, em 1949. 

O surto econômico que a cidade teve deve-se à cultura e beneficiamento do fumo -  produto base da economia do município - que lhe rendeu o título de "Capital Brasileira do Fumo", por ter a maior área contínua de plantação do mundo. É o segundo maior município de Alagoas, atendendo comercialmente não só ao Agreste, mas ao Sertão e ao Baixo São Francisco. 

Entre os seus festejos destacam-se: a festa da padroeira (entre janeiro e fevereiro); a Micaraca (após a Semana Santa); o Alavantú (em junho); a Emancipação Política (30 de outubro) e a Feira de Negócios de Arapiraca Fenar (em dezembro). Atração à parte é a feira livre (a segunda maior do País), todas as segundas-feiras.

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Agreste Alagoano. Microrregião de Arapiraca. Limites com Major Isidoro, Jaramataia, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Coité de Nóia e Igaci. 264 metros acima do nível do mar.

Área: 352,000 km²

Clima: Temperado. Máxima de 38° C e mínima de 31° C

População estimada 2020: 233.047 habitantes

Eleitorado: 142.679 eleitores

Prefeita: José Luciano Barbosa da Silva (2021-2024)

Site: www.arapiraca.al.gov.br