Cacimbinhas

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 16h05, última modificação 28/05/2021 13h36

Cacimbinhas-Bandeira

O município de Cacimbinhas teve como local de origem o Sítio Choan, onde caçadores vindos de Pernambuco costumavam acampar. Próximo ao sítio havia uma cacimba junto a um pé de limoeiro. Com o movimento das pessoas que paravam para descansar no local, outras cacimbas foram abertas, daí o nome Cacimbinhas. 

Segundo os historiadores, os primeiros habitantes chegaram por volta de 1830. O alferes sergipano João da Rocha Pires comprou vinte léguas de terras e construiu uma casa e uma capela, que é a mais antiga da região. Um de seus três filhos, Félix da Rocha, casou e foi morar exatamente onde hoje é o centro da cidade.

Ele e o sogro, Amaro da Silva, são considerados os verdadeiros fundadores de Cacimbinhas. 

Em 1893 chegou a Cacimbinhas José Gonzaga, que contribuiu decisivamente para o progresso da região. Construiu sua casa e criou a primeira feira, com um grande movimento. Associou-se a Clarindo Amorim para a construção da linha do telégrafo, ligando Palmeira dos Índios a Santana do Ipanema. O negócio não deu certo e José Gonzaga foi a falência. A emancipação política aconteceu em 1958. 

Cacimbinhas tem dois pontos de interesse turístico: a Serra do Cruzeiro (onde existe a capela de São Francisco, datada de 1830) e o castelo medieval da Fazenda Alfredo Maya. A animação da população está sempre presente nas suas festas: dos Santos Reis (06 de janeiro), Baile de Sábado de Aleluia, Forró Fest (junho), festa da padro-eira Nossa Senhora da Penha (8 de setembro), festa da Emancipação Política (19 de setembro) e o conhecido Baile Macabro (novembro). 

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Agreste Alagoano. Microrregião de Palmeira dos Índios. Limites com Dois Riachos, Major Isidoro, Igaci, Palmeira dos Índios, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas e Pernambuco. 300 metros acima do nível do mar.

Área: 273,767 km²

Clima: Temperado. Máxima de 36° C e mínima de 20° C

População estimada 2020: 10.889 habitantes

Eleitorado: 8.026 eleitores

Prefeito: Hugo Wanderley Caju (2021-2024)

Site: www.cacimbinhas.al.gov.br