Campo Grande

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 16h20, última modificação 28/05/2021 13h43

CampoGrande-Bandeira

As origens do atual município de Campo Grande remontam de 1800, com a chegada dos primeiros colonizadores. Pequenos sítios e casas foram se aglomerando na região. As planícies garantiam boas pastagens, ideais para a criação de gado e ovelhas. Os campos tinham grandes proporções e, daí, o lugar ficou conhecido como Campo Grande.

O desenvolvimento do núcleo só recebeu impulso quando passou pelo local a estrada de ferro. Com a chegada dos trabalhadores e a implantação do acampamento, em 1939, cresceu o movimento. As famílias Leandro, Mandus e Pinheiro lideraram o comércio, como pioneiros.

O comércio se fortaleceu com a venda das reses abatidas aos sábados. Essa pequena feira atraiu comerciantes de várias localidades e foi um grande progresso. Quando a estação foi concluída, recebeu o nome de Gordilho de Castro, engenheiro responsável pelas obras. Em 1944, a primeira igreja edificada foi destruída pela explosão no depósito de dinamites usadas pelos operários na construção da ferrovia. A própria comunidade construiu a nova igreja.

Para a emancipação política, destacaram-se João Paulo Moura, Enoque Barbosa Ramos, José Raimundo dos Santos, Leocádio Soares da Silva, José Bráulio dos Santos, Manoel Egídio de Lima e João Ferreira Cavalcante. Em maio de 1960, houve a autonomia administrativa, com o desmembramento do município de São Braz.

Campo Grande atrai centenas de visitantes com sua tradicional Feira de Gado, a segunda maior de Alagoas. Duas festas também animam a cidade: A Emancipação Política (31 de maio) e a da padroeira Santa Luzia (13 de dezembro).

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Agreste Alagoano. Microrregião de Arapiraca. Limites com Girau do Ponciano, Traipu, Olho d'Água Grande, Porto Real do Colégio, Feira Grande e Lagoa da Canoa. 200 metros acima do nível do mar.

Área: 1679,988 km²

Clima: Temperado. Máxima de 37° C e mínima de 22° C

População estimada 2020: 9.567 habitantes

Eleitorado: 8.206 eleitores

Prefeito: Arnaldo Higino Lessa (2021-2024)

Site: www.campogrande.al.gov.br