Feliz Deserto

por Carlos Villa Verde publicado 15/04/2015 16h55, última modificação 28/05/2021 14h03

FelizDeserto-Bandeira

Primitivamente, o local onde hoje está Feliz Deserto era aldeamento dos Índios Caetés. A colonização, no entanto, só começou anos depois, quando naufragou próximo à costa o holandês Domingos Mendes que, junto a outros sobreviventes organizou um aglomerado, mais tarde transformado no município.   

O nome do município vem de uma lenda que relata a descoberta  de uma imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens por Domingos Mendes, debaixo de um cajueiro, num lugar deserto. Sua felicidade com a descoberta foi tão grande, que o local foi batizado como Feliz Deserto.

Embora tenha construído sua matriz em 1930, somente por volta de 1945 é que o desenvolvimento recebeu um impulso maior e as lideranças locais iniciaram um movimento pela emancipação política, destacando-se Luiz Antonio Coelho, José das Chagas Lessa, Manoel Possidônio dos Santos, Dionísio José de Góes e o então deputado Luiz Coutinho. 

A autonomia administrativa veio através da lei 2.264, de 23 de julho de 1960, sendo instalado oficialmente a 7 de agosto, desmembrado de Piaçabuçu. 
Localizado entre Coruripe e Piaçabuçu, Feliz Deserto reúne encanto e beleza. A Praia do Maçunim, principal atração turística local, com suas águas esverdeadas, é extasiante e faz uma parceria ideal com a praia de Flexeiras.

Em Feliz Deserto, o sol brilha a ano inteiro e seu principal atrativo é a tranquilidade e a integração com a comunidade. 

Suas principais festividades são: o carnaval, as festas juninas, a Emancipação Política (dia 7) e o Festival do Maçunim (ambos em agosto), Gincana de Pesca e Arremesso (setembro) e a festa da padroeira, Nossa Senhora Mãe dos Homens (23 a 31 de dezembro) com a tradicional peregrinação a cavalo de Piaçabuçu a Feliz Deserto. Seu principal artesanato são chapéus e bolsas confeccionados com a palha de ouricuri. 

Dados do Município

Situação Geográfica: Microrregião de Penedo, limites com Coruripe, Penedo, Piaçabuçu e Oceano Atlântico. 5 metros acima do nível do mar.

Área: 109,801 km²

Clima: Tropical quente e úmido. Máxima de 32° C e mínima de 25° C

População estimada 2020: 4.779 habitantes

Eleitorado: 3.481 eleitores

Prefeita: Rosiana Lima Beltrão Siqueira (2021-2024)

Site: www.felizdeserto.al.gov.br