Minador do Negrão

por Carlos Villa Verde publicado 22/05/2015 10h23, última modificação 22/05/2015 10h23

O município deve sua criação e povoamento a uma fazenda de gado que fora instalada em 1936 por Félix de Souza Negrão, considerado o fundador da cidade. É bem verdade que antes dessa época, já deveriam existir moradores em regiões próximas.

Em 1940 foi criada uma feira livre, onde compareciam habitantes da região e comerciantes das cidades circunvizinhas. Além de Félix de Souza Negrão, são também considerados pioneiros do lugar, Joaquim Belarmino Barros, Clarindo Amorim, José Antônio Duarte e Colimério Ferreira Ferro. 

O Topônimo de Minador do Negrão, teve origem no fato de existir na propriedade de Félix Negrão uma fonte de água cristalina de ótima qualidade e grande potencial. Em 1950 foi elevada a condição de vila, já que o progresso da povoação que ali se formava, era uma constante. Sempre pertenceu a Palmeira dos Índios, de onde foi emancipado. A luta pela sua independência política encontrou no deputado Remi Maia e em Joaquim Belarmino Barros seus principais lideres. Ela foi alcançada através da Lei nº 2470 de 27 de Agosto de 1962, ocorrendo sua instalação oficial a 9 de Setembro do mesmo ano, com o território formado por apenas um distrito, o da sede, situação que ainda hoje perdura. 

Um dos principais atrativos de Minador do Negrão é a Praça Tereza Araújo Barros, ponto de encontro de jovens e adultos. As festividades também atraem muitos visitantes da região, destacando-se a Festa da padroeira, Nossa Senhora das Graças, e o já tradicional Baile dos Casados (março), onde os participantes têm que comprovar a união com documentação.

Dados do Município

Situação Geográfica: Microrregião de Palmeira dos Índios, limites com Cacimbinhas, Palmeira dos Índios, Estrela de Alagoas e Pernambuco. 400 metros acima do nível do mar

Área: 167,467 km²

Clima: Quente e seco. Máxima de 35° C e mínima de 14° C

População estimada 2014: 5.432 habitantes

Eleitorado: 3.786 eleitores

Prefeita: Maria do Socorro Cardoso Ferro (PSDB) (2013-2016)