Pariconha

por Carlos Villa Verde publicado 28/05/2015 18h10, última modificação 25/10/2018 16h20

Pariconha-Bandeira

As famílias Teodósio, Vieira, Viana e Félix iniciaram - no início do século XIX - a povoação do atual município de Pariconha, estabelecendo-se com a agricultura e a pecuária, principalmente, com a criação de animais de pequeno porte. 

Fixando-se numa localidade denominada "Povoado Caraibeiras dos Teodósios", às margens do rio Moxotó, a família Teodósios até hoje tem lá seus descendentes. Já o restante das famílias colonizadoras da região se estabeleceram no local onde hoje está a sede do município. 

Cerca de 20 anos após a chegada desses primeiros colonizadores, um grupo da tribo de índios Jaripancós, originários do município de Tacaratú, em Pernambuco - precisamente de uma localidade chamada Brejo dos Padres instalou uma aldeia na Serra do Ouricuri, nas proximidadesda atual cidade. A aldeia, hoje, recebe atendimento da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). 

Segundo conta a história local, um ouricurizeiro cujos frutos continham duas conhas como eram chamadas as polpas desses frutos - deu origem ao nome da cidade, que era conhecida, inicialmente como "Par-de-Conha" e, depois, simplificado para Pariconha. 

O Distrito Judiciário de Pariconha e seu Cartório de Registro Civil foram criados pela Lei 2.240, de 1° de maio de 1962, embora este último só tenha sido instalado dez anos depois. O município foi criado pela Constituição Estadual em 5 de outubro de 1989, desmembrado deÁgua Branca, mas sua instalação definitiva só ocorreu em 1° de janeiro de 1993. Entre os destaques de suas festividades estão a festa da emancipação e a do padroeiro, Sagrado Coração de Jesus.

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Sertão Alagoano. Microrregião do Serrana do Sertão Alagoano. Limites com Água Branca, Delmiro Goveia e Pernambuco. 550 metros acima do nível do mar

Área: 258,525 km²

Clima: Temperado. Máxima de 32° C e mínima de 22° C

População estimada 2018: 10.527 habitantes

Eleitorado: 8.282 eleitores

Prefeito: Fabiano Ribeiro de Santana (2017-2020)

Site: www.pariconha.al.gov.br