Santana do Mundaú

por Comunicação/ALE publicado 27/04/2015 12h55, última modificação 25/10/2018 18h41

SantanadoMundau-Bandeira

Por volta de 1800 existiam poucas residências e apenas uma casa de comércio na região. Algum tempo depois, foi construída uma capela, transformada na matriz de Nossa Senhora de Santana, hoje, Paróquia de Santa Ana, cujo sino foi colocado em 1873, permanecendo até hoje.

O primeiro nome do município foi Mundaú-Mirim, e data dessa época a criação da feira na localidade. São considerados fundadores da cidade Manoel Pereira de Barros, Manoel José de Matos, Sérgio Olendino, Manoel Atanásio e Manoel Pinheiro.

Durante muito tempo o povoado ficou isolado de outros centros. A comunicação era feita apenas através de "picadas" abertas na mata. Somente a partir de 1940, com a abertura da estrada para União dos Palmares (hoje conhecida como "Estrada da Laranja") é que começou a se desenvolver. A abertura para o comércio e outros centros provocou o movimento de emancipação pelos moradores mais antigos, que tiveram como principais líderes Manoel Francisco da Silva e Augusto Cavalcante Lins. Em 1960, a Lei 2.245 criou o município, mas sua instalação oficial foi em janeiro de 1961, com território desmembrado de União dos Palmares. Com a lei, veio também a mudança do nome do município para Santana do Mundaú.

A estação invernosa sempre causa problemas com a sede municipal com períodos das enchentes provocadas pelo rio Mundaú. Em 1962 e no presente ano de 1977 foram as mais violentas com a destruição de inúmeras casas e causando centenas de desabrigados, mesmo assim o município é estabelecido economicamente, é o primeiro produtor de laranja lima de Alagoas e foi o quinto do Brasil, segundo o censo agropecuário de 2000. Destacando-se, também a pecuária e a cultura da banana.

Como atrativo, Santana do Mundaú oferece aos visitantes refrescantes banhos na Bica do Jaço na localidade Caruru, bem como as Bicas Xiringa e Ararão no sítio Mirim, que recebe, nos finais de semana, turistas das cidades vizinhas, Animada, também, é a festa da padroeira, Santa Ana sendo comemorada no 2º domingo de janeiro, apesar do dia que lhe é consagrada ser 26 de julho.

Dados do Município

Situação Geográfica: Mesorregião do Leste Alagoano. Microrregião da Serrana dos Quilombos. Limites com Chã Preta, União dos Palmares, São José da Laje e Pernambuco. 221 metros acima do nível do mar.

Área: 224,328 km²

Clima: Temperado. Máxima de 36° C e mínima de 18° C

População estimada 2018: 10.755 habitantes

Eleitorado: 8.346 eleitores

Prefeito: Arthur da Purificação Freitas Lopes (2017-2020)