Viçosa

por Comunicação/ALE publicado 27/04/2015 12h20, última modificação 27/04/2015 16h29

As terras que hoje constituem o município de viçosa eram habitadas por índios Caambembes, Oriundos da tribo Caeté. Eles viviam em luta com os Cariris e outras tribos tapuias habitantes das caatingas.

Pela sua posição topográfica e exelentes condições físicas - riquesa de matas, cursos de água e terras férteis - o município de Viçosa aparece como um dos pontos do Estado onde houve mais lutas entre índios.
Foram localizados na região - em povoados como Bananal e sítios adjacentes - muitos vestígios dos quilombos. Há quem assegure que Zumbi morreu lá e não em União dos Palmares. Depois dos negros derrotados, o Rei de Portugal dividiu os domínios entre os vencedores.
Em 1831, por decreto imperial, a povoação com nome de Riacho do Meio foi desligada de Atalaia e elevada à categoria de Vila. No governo de Gabino Bezouro, em 1892, a Vila foi elevada à condição de cidade. A vida política de Viçosa teve muitas lutas partidárias, caracterizando a época de predominância do coronelismo. No aspecto cultaral, porém, Viçosa é berço de destacados escritores e intelectuais de Alagoas, como Otávio Brandão, além de um importante núcleo de folclore.
Com essa tradição cultural, Viçosa destaca-se, principalmente, por suas festividades: Carnaval, Festas Juninas, Festa do Padroeiro Senhor do Bom Jesus do Bomfim(entre os meses de janeiro e fevereiro), Cavalhadas e Vaquejadas. Entre as belezas naturais está a Serra Dois Irmãos, local onde historiadores supõem que teria vivido Zumbi em seus últimos anos, até a morte. Viçosa tem ainda atração esporádica(não a dia nem mês estabelecidos) o trem de Viçosa, onde filhos da terra viajaram juntos até o município e fazem um grande encontro.


Dados do Município
Situação Geográfica: Microrregião Serrana dos Quilombos, limites com Chã Preta, Quebrangulo, Pindoba, Paulo Jacinto, Mar Vemelho, Cajueiro e Capela. 190 metros acima do nível do mar
Área: 372,907 km²
Clima: Temperado. Máxima de 35° C e mínima de 22º C
População estimada 2014: 26.249 habitantes
Eleitorado: 18.365 eleitores
Prefeito: Flaubert Torres Filho (PPL) (2013-2016)