-
Pedido de Acesso à Informação para pesquisa acadêmica (Tema: Dados Abertos sobre a atuação parlamentar)
-
por ${author}
—
última modificação
23/05/2022 14h40
Boa tarde!
Sou aluno do curso de Especialização em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Smart Cities) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e estou realizando pesquisa acadêmica (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC) sobre “A disponibilização de Dados Abertos sobre a atuação parlamentar nos Poderes Legislativos Estaduais”, tendo como base o disposto na Lei n° 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação - LAI), em especial, o art. 8°, §3°, II, III e IV.
Conceito de dados abertos: “dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito a, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria e compartilhar pela mesma licença”. Fundação do Conhecimento Aberto (Open Knowledge Foundation – OKF);
Principais formatos/extensões para dados abertos: JSON, XML, CSV, ODS, XLS, RDF, etc.
Diante do exposto, e considerando a previsão legal de Pedido de Acesso à Informação constante na Lei n° 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação - LAI), gostaria de obter respostas para os seguintes questionamentos:
3.1) O Estado possui alguma legislação estadual (Lei, Decreto, etc) específica sobre Dados Abertos? Se sim, por gentileza, solicito que seja disponibilizado o arquivo da legislação ou o link de acesso;
3.2) A Casa Legislativa possui normativo(s) próprio(s)/interno(s) (Resoluções, Atos, etc) específico(s) sobre Dados Abertos? Se sim, por gentileza, solicito que seja disponibilizado o arquivo da legislação ou o link de acesso;
3.3) Qual o(a) sistema/plataforma utilizado(a) para gestão/apoio ao processo legislativo e o seu link de acesso? O(A) sistema/plataforma disponibiliza Dados Abertos? Se não, há plano/projeto previsto (ou em andamento) prevendo essa disponibilização?
3.4) A Casa Legislativa dispõe de Portal específico de Dados Abertos? Se não, há plano/projeto previsto (ou em andamento) para a sua disponibilização? Em caso de existência de Portal específico de Dados Abertos, solicito a gentileza de informar:
3.4.1) Data em que o Portal de Dados Abertos foi disponibilizado;
3.4.2) Link de acesso;
3.4.3) Temas/assuntos dos dados abertos disponibilizados que sejam referentes à atuação parlamentar (Exemplos: Dados dos parlamentares e do seu mandato; Proposições e suas autorias; Pareceres e Votações; Frequências dos parlamentares em Plenário e nas Comissões; Verbas Indenizatórias/Cotas para o exercício da atividade parlamentar, entre outros.);
3.4.4) Formatos dos dados abertos disponibilizados (TXT; XLSX; CSV; XML; JSON, etc);
3.4.5) Se os dados abertos são disponibilizados para consulta automatizada meio de alguma Application Programming Interface (API) ou Webservice;
3.4.6) Se há Plano de Dados Abertos documentado e o link de acesso;
3.4.7) Se há tutoriais disponíveis para auxílio ao cidadão sobre como utilizar os Dados Abertos disponibilizados. Se sim, por gentileza, solicito que seja(m) anexado(s) na resposta ou disponibilizado(s) link de acesso;
3.4.8) Se há relatório(s) relacionado(s) ao(s) quantitativo(s) de consultas/acessos/downloads dos Dados Abertos disponibilizados. Se sim, por gentileza, solicito que seja(m) anexado(s) na resposta ou disponibilizado(s) link de acesso;
3.5) Qual o nome, cargo e contato institucional (telefone e e-mail) da pessoa responsável pela área de Transparência/Dados Abertos para eventuais esclarecimentos.
Desde já agradeço pela atenção.
Localizado em
Ouvidoria (e-SIC)
-
Pedido de informação
-
por ${author}
—
última modificação
03/05/2023 21h36
Pedido de informação
Nos termos da Lei de Acesso à Informação, solicitamos as seguintes respostas:
1- Há algum documento que indique a necessidade/importância de se utilizar evidências científicas, dados ou pesquisas no processo legislativo? Favor fornecer acesso ao documento ou detalhamento do seu conteúdo.
2- Há unidade(s) responsável(is) por fornecer evidências científicas, realizar pesquisas ou fornecer/analisar dados na estrutura do Legislativo? Qual(is) unidade(s) e seu(s) contato(s) institucionais?
3- Há unidade capacitada para realizar análise de dados na estrutura do Legislativo? 4- Qual unidade e seu contato institucional?
5- Com qual frequência são solicitadas análise de dados (nunca, semanalmente, mensalmente, a cada três meses, a cada seis meses, uma vez por ano)?
6- Há unidade capacitada para realizar avaliações na estrutura do Legislativo (por exemplo, avaliações econômicas, avaliações de impacto ou avaliações de processo)? 7- Qual unidade e seu contato institucional?
8- Com qual frequência são solicitadas avaliações (nunca, semanalmente, mensalmente, a cada três meses, a cada seis meses, uma vez por ano)?
9- Há unidade capacitada para realizar pesquisa comportamental/de implementação na estrutura do Legislativo? Qual unidade e seu contato institucional?
10- Com qual frequência são solicitadas pesquisas comportamentais/de implementação (nunca, semanalmente, mensalmente, a cada três meses, a cada seis meses, uma vez por ano)?
11- Há unidade capacitada para registrar insights qualitativos na estrutura do Legislativo? Qual unidade e seu contato institucional?
12- Com qual frequência são solicitadas insights qualitativos (nunca, semanalmente, mensalmente, a cada três meses, a cada seis meses, uma vez por ano)?
13- Há unidade capacitada para produzir síntese de evidências/policy briefs na estrutura do Legislativo? Qual unidade e seu contato institucional?
14- Com qual frequência são solicitadas avaliações de tecnologia / análises de custo-eficácia (nunca, semanalmente, mensalmente, a cada três meses, a cada seis meses, uma vez por ano)?
15- Há unidade capacitada para produzir revisão de literatura na estrutura do Legislativo? Qual unidade e seu contato institucional?
16- Com qual frequência são solicitadas revisões de literatura (nunca, semanalmente, mensalmente, a cada três meses, a cada seis meses, uma vez por ano)?
17 - Há unidade capacitada para produzir pesquisas primárias na estrutura do Legislativo? Qual unidade e seu contato institucional?
18 - Com qual frequência são solicitadas pesquisas primárias (nunca, semanalmente, mensalmente, a cada três meses, a cada seis meses, uma vez por ano)?
19 - Há algum painel/comissão/comitê de especialistas permanentes que fornecem recomendações/assessoramento para o Legislativo? Se sim, quais são essas instâncias e quando foram criadas?
20- Há algum painel/comissão/comitê de especialistas extraordinários/ad hoc que fornecem recomendações/assessoramento para o Legislativo? Se sim, quais são essas instâncias e quando foram criadas?
21- Há algum procedimento/diretriz publicada sobre como engajar especialistas no assessoramento ao Legislativo? Favor fornecer acesso ao documento.
22- Há alguma unidade específica de consultoria científica que ajude a encontrar, contextualizar e comunicar diversas formas de evidências? Qual unidade e seu contato institucional?
23- Há alguma parceria com universidade ou centro de pesquisa para oferecer assessoramento científico ao Legislativo? Qual universidade/centro de pesquisa e quais tipos de evidência são oferecidos?
24- Há algum procedimento/diretriz publicada sobre como incluir as perspectivas dos cidadãos no processo Legislativo? Favor fornecer acesso ao documento.
Localizado em
Ouvidoria (e-SIC)
-
Pedidos de acesso realizados à Assembleia Legislativa do Estado do Alagoas
-
por ${author}
—
última modificação
13/08/2020 15h07
Cumprimentando-os cordialmente, solicitamos acesso a todos os pedidos de acesso à informação feitos à Assembleia Legislativa do Estado do Alagoas, de 2018 a 2020, bem como às respectivas respostas aos pedidos, aos recursos, às respostas aos recursos e a todos os arquivos anexos eventualmente relacionados a cada uma dessas etapas.
Solicitamos, em conformidade com o §3º do art. 8º da Lei federal 12.527/2011, que os dados sejam sistematizados em planilhas em formato aberto, de forma a facilitar a análise.
Localizado em
Ouvidoria (e-SIC)
-
Perfil funcionários
-
por ${author}
—
última modificação
12/05/2022 15h26
Requisito acesso à lista de contratações de cargos comissionados e funcionários que trabalham com todos os deputados da casa entre 2016 e 2021 em seus respectivos gabinetes.
Solicito que a lista tenha as seguintes informações:
- Data de contratação;
- Data de demissão (se houver);
- Gênero;
- Cor;
- Escolaridade;
- Naturalidade.
- Função
Requisito que as respostas sejam fornecidas em formato aberto
(planilha em *.xls *.csv,*.ods, etc), nos termos do art. 8o, §3o, III da Lei Federal 12.527/11 e art. 24, V da Lei Federal 12.965/14. Esclarecemos que arquivos em formato *.pdf não são abertos (vide item 6.2 da Cartilha Técnica para Publicação de Dados Abertos no Brasil
http://dados.gov.br/pagina/cartilha-publicacao-dados-abertos)
Caso parte das informações não possa ser fornecida, favor justificar e enviar o restante. Caso parte das informações sejam sigilosas, favor tarjá-las e enviar o restante. Se o órgão não for o responsável pelas informações, favor encaminhá-lo ao responsável imediatamente.
Obrigada!
Localizado em
Ouvidoria (e-SIC)
-
Perfil servidores
-
por ${author}
—
última modificação
12/05/2022 15h27
Requisito acesso à lista de servidores que trabalham com em todos os quadros da casa, exceto os gabinetes dos parlamentares, entre 2016 e 2021.
Solicito que a lista tenha as seguintes informações:
- Data de contratação;
- Data de demissão (se houver);
- Gênero;
- Cor;
- Escolaridade;
- Naturalidade.
- Função
Requisito que as respostas sejam fornecidas em formato aberto
(planilha em *.xls *.csv,*.ods, etc), nos termos do art. 8o, §3o, III da Lei Federal 12.527/11 e art. 24, V da Lei Federal 12.965/14. Esclarecemos que arquivos em formato *.pdf não são abertos (vide item 6.2 da Cartilha Técnica para Publicação de Dados Abertos no Brasil
http://dados.gov.br/pagina/cartilha-publicacao-dados-abertos)
Caso parte das informações não possa ser fornecida, favor justificar e enviar o restante. Caso parte das informações sejam sigilosas, favor tarjá-las e enviar o restante. Se o órgão não for o responsável pelas informações, favor encaminhá-lo ao responsável imediatamente.
Obrigada!
Localizado em
Ouvidoria (e-SIC)
-
Perguntas sobre projetos de lei encaminhados através de iniciativa popular e canais de comunicação.
-
por ${author}
—
última modificação
24/08/2024 07h35
INICIATIVA POPULAR
1. Quantos projetos de lei já foram propostos nesse Estado mediante o instrumento da iniciativa popular, desde a promulgação da atual Constituição Estadual? Favor encaminhar uma relação contendo o número e ano de cada um.
2. Quais desses projetos foram convertidos em lei? Quais foram rejeitados/arquivados? Quais ainda se encontram em trâmite?
3. Quais desses projetos fizeram uso de recursos tecnológicos para colheita de assinaturas?
SUGESTÃO LEGISLATIVA
1. O canal para envio de sugestão legislativa disponível no site da assembleia legislativa se encontra normatizado por qual legislação (número e ano)?
2. Quantas sugestões legislativas foram recebidas por esse canal, desde a sua criação? Favor encaminhar uma relação contendo o número e ano de cada uma.
3. Quais dessas sugestões foram convertidas em lei? Quais foram rejeitadas/arquivadas? Quais ainda se encontram em trâmite?
4. Nos cinco anos anteriores à instituição desse canal, a assembleia legislativa recebeu quantas sugestões legislativas?
Localizado em
Ouvidoria (e-SIC)
-
Pesquisa - Sugestões populares no Ciclo Orçamentário
-
por ${author}
—
última modificação
20/01/2020 15h53
Boa tarde!
Sou Coordenadora do Processo Legislativo na Câmara Municipal de Belo Horizonte e estamos fazendo uma pesquisa sobre sugestões populares no ciclo orçamentário nas Assembleias e Câmaras Municipais do país.
Poderiam, por gentileza, responder às seguintes perguntas:
1. Na Assembleia Legislativa ou na Câmara Municipal, existe apresentação de sugestão popular durante a tramitação do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento?
2. Se sim, como acontece a apresentação de sugestões durante a tramitação do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes e Orçamento?
2.1. A apresentação de sugestões relacionadas ao ciclo orçamentário acontece na Comissão de Orçamento (ou equivalente), na Comissão de Participação Popular (se existir) ou na comissão de mérito?
2.2. A apresentação é feita a apresentação: por meio de papel ou por meio do portal?
2.3. As sugestões populares estão disponíveis no portal do respectivo poder legislativo? Se sim, o link de acesso pode ser enviado? Se não, elas podem ser enviadas?
2.4. Os pareceres que analisam as sugestões populares estão disponíveis no portal? Se sim, o link de acesso pode ser enviado? Se não, eles podem ser enviados?
2.3. Quem pode apresentar sugestão popular: qualquer pessoal ou apenas associações e outros coletivos?
2.4. Existe suporte técnico para a sociedade apresentar sugestões populares no ciclo orçamentário? Como é oferecido esse suporte?
2.5. As sugestões precisam informar de onde vão tirar recursos para financiar a ação que está sendo proposta?
2.6. A Assembleia Legislativa ou Câmara controla a execução das sugestões populares transformadas em lei?
3. Há previsão de apresentação de sugestão popular nos respectivos Regimentos Internos ou Lei Orgânica/Constituição Estadual?
4. Quantas sugestões populares foram apresentadas em 2019 por tramitação: Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias e Orçamento?
Localizado em
Ouvidoria (e-SIC)
-
Pesquisa - Sugestões populares no Ciclo Orçamentário
-
por ${author}
—
última modificação
20/01/2020 15h58
Boa tarde!
Sou Coordenadora do Processo Legislativo na Câmara Municipal de Belo Horizonte e estamos fazendo uma pesquisa sobre sugestões populares no ciclo orçamentário nas Assembleias e Câmaras Municipais do país.
Poderiam, por gentileza, responder às seguintes perguntas:
1. Na Assembleia Legislativa ou na Câmara Municipal, existe apresentação de sugestão popular durante a tramitação do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento?
2. Se sim, como acontece a apresentação de sugestões durante a tramitação do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes e Orçamento?
2.1. A apresentação de sugestões relacionadas ao ciclo orçamentário acontece na Comissão de Orçamento (ou equivalente), na Comissão de Participação Popular (se existir) ou na comissão de mérito?
2.2. A apresentação é feita a apresentação: por meio de papel ou por meio do portal?
2.3. As sugestões populares estão disponíveis no portal do respectivo poder legislativo? Se sim, o link de acesso pode ser enviado? Se não, elas podem ser enviadas?
2.4. Os pareceres que analisam as sugestões populares estão disponíveis no portal? Se sim, o link de acesso pode ser enviado? Se não, eles podem ser enviados?
2.3. Quem pode apresentar sugestão popular: qualquer pessoal ou apenas associações e outros coletivos?
2.4. Existe suporte técnico para a sociedade apresentar sugestões populares no ciclo orçamentário? Como é oferecido esse suporte?
2.5. As sugestões precisam informar de onde vão tirar recursos para financiar a ação que está sendo proposta?
2.6. A Assembleia Legislativa ou Câmara controla a execução das sugestões populares transformadas em lei?
3. Há previsão de apresentação de sugestão popular nos respectivos Regimentos Internos ou Lei Orgânica/Constituição Estadual?
4. Quantas sugestões populares foram apresentadas em 2019 por tramitação: Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias e Orçamento?
Localizado em
Ouvidoria (e-SIC)
-
Pesquisa Acadêmica
-
por ${author}
—
última modificação
13/03/2023 13h01
Prezados:
Encontramo-nos realizando pesquisa acadêmica com temática pertinente à "iniciativa popular legislativa", "legislação participativa através de comissões parlamentares" e "responsividade", no âmbito de parlamentos subnacionais brasileiros (assim entendidos os parlamentos estaduais e o do Distrito Federal). A referida pesquisa está sendo realizada no contexto do Curso de Pós-Graduação "stricto sensu" de Mestrado Profissional em Poder Legislativo (MPPL), oferecido pela Câmara dos Deputados, através de seu Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor).
A nossa vinculação ao referido curso, na condição de aluno regular (ingresso no 1º semestre de 2022), pode ser comprovada no link: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/cursos/pos-graduacao/mestrado-em-poder-legislativo/corpo-discente
Feito esse necessário introito, queremos contar com a pronta colaboração desse Parlamento no que concerne à referida pesquisa, pelo que, requeremos, nos termos e prazos da Lei (Federal) nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação), que nos sejam remetidas, para este mesmo endereço eletrônico, as informações solicitadas no Questionário anexo a este e-mail.
Vale ressaltar que o presente pleito busca unicamente informações de domínio público, não classificadas e não pessoais (portanto, não protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados).
A pronta colaboração dessa Casa Legislativa será evidenciada no trabalho decorrente da pesquisa em referência.
No aguardo das informações pleiteadas.
Atenciosamente,
Igor Leonardo Moraes Albuquerque
CPF. 002.895.495-58
Aluno Regular do Mestrado Profissional em Poder Legislativo (Câmara dos Deputado/Cefor)
LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA
Questionário para o Mestrado do Discente Igor Leonardo Moraes Albuquerque (MPPL-Câmara dos Deputados/Cefor)
Informações fornecidas com fundamento na Lei (Federal) nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.
1 – IDENTIFICAÇÃO
1.1 - Casa Legislativa:
Resposta:
1.2 - Setor da Assembleia Legislativa responsável pelas respostas:
Resposta:
2 - INICIATIVA POPULAR (§4º do art. 27 CF)
2.1 - Existe norma jurídica disciplinando a iniciativa popular?
(Se sim, informar a norma jurídica, encaminhando cópia somente se não estiver disponível no site)
Resposta:
2.2 - Quantos Projetos de iniciativa popular foram apresentados no período 1989-2018?
Resposta:
2.3 - Dos Projetos de iniciativa popular apresentados no período 1989-2018, quantos foram transformados em norma jurídica? Se houver, informar a relação de normas jurídicas deles decorrentes, contendo as respectivas ementas.
Resposta:
3 - COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA - CLP
3.1 - Existe Comissão de Legislação Participativa ou organismo análogo?
(Caso exista, informar ato de criação e data de instalação.)
(Considera-se organismo análogo, para fins deste estudo, aquele regularmente criado no âmbito desse parlamento com o objetivo de facilitar a participação da sociedade no processo de elaboração legislativa mediante o recebimento de sugestões legislativas)
Resposta:
3.2 – A Comissão conta com estrutura própria de pessoal? Servidores efetivos ou comissionados?
Resposta:
3.3 - A Comissão é permanente ou temporária?
Resposta:
3.4 - Existe regulamento interno próprio da Comissão?
Resposta:
3.5 - Qual a quantidade de membros titulares?
Resposta:
3.6 - Qual a quantidade de membros suplentes?
Resposta:
3.7 – Qual a quantidade de sugestões legislativas apresentadas por cidadãos desde a criação da Comissão? (Listar por ano)
Resposta:
3.8 – Qual a quantidade de sugestões legislativas apresentadas por instituições ou entidades desde a criação da Comissão? (Listar por ano)
Resposta:
3.9 – Qual a quantidade de sugestões legislativas aprovadas pela Comissão e transformadas em proposições legislativas desde a criação da Comissão? (Listar por ano)
Resposta:
3.10 – Qual a quantidade de proposições legislativas aprovadas por esse parlamento, oriundas de sugestões legislativas, desde a criação da Comissão? (Listar por ano)
Resposta:
3.11 – Qual a quantidade de normas jurídicas geradas, oriundas de sugestões legislativas, desde a criação da Comissão? (Listar por ano)
Resposta:
3.12 – Qual a quantidade de audiências públicas promovidas pela Comissão? (Listar por ano)
Resposta:
3.14 – Existe ferramenta digital (site, aplicativo, etc) para apresentação de sugestões legislativas?
Resposta:
Localizado em
Ouvidoria (e-SIC)
-
Pesquisa aponta que principais problemas enfrentados pelas mulheres estão relacionados à violência
-
por Comunicação/ALE
—
publicado
08/03/2018
Localizado em
Comunicação
/
Notícias