Adiamento do convite para ouvir diretores da BRK gera debate em plenário
Um pedido de adiamento de discussão feito pelo deputado Ronaldo Medeiros (MDB) gerou debate em plenário. O assunto em pauta foi o requerimento nº 909/2021, de autoria do deputado Cabo Bebeto (PTC), solicitando que sejam convidados os diretores da empresa BRK Ambiental para prestarem esclarecimentos sobre falhas na prestação de serviço e sobre o aumento do valor da cobrança das contas de água.
Cabo Bebeto lamentou o pedido de adiamento e disse que isso foi uma forma de proteger a empresa BRK. “Esse pedido faz com que não tenhamos celeridade para resolver o problema de abastecimento de água em Maceió. Isso é um atraso na busca de solução para este grave problema”, disse. Em resposta, Ronaldo Medeiros falou que sempre foi contra o processo de privatização do sistema de água de Maceió. “Este problema também é causado pela privatização. Estou estudando o caso e vou apresentar alguns encaminhamentos, por isso solicitei o adiamento”, destacou.
Ainda no debate sobre o tema, o deputado Davi Maia (DEM) criticou a atuação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal). “A BRK vem publicando nos sites de notícias que a culpa do problema de abastecimento é da Casal, e o Governo silencia. Quem está colocando água para a população é a Prefeitura de Maceió, que não recebeu nada da outorga. Precisamos trazer a BRK aqui”, afirmou. A deputada Jó Pereira (MDB) disse que apresentou um requerimento convocando os representantes da BRK, Casal e Arsal para explicarem os motivos da crise de abastecimento d'água em Maceió. “Assim poderemos ter encaminhamentos concretos com relação a falta de água na torneira dos moradores da região metropolitana. Faço um apelo para a Casa pautar este pedido de convocação”, disse.