Agosto Verde: Parlamento discute estratégias para garantir uma infância segura

por Comunicação/ALE publicado 26/08/2024 12h04, última modificação 26/08/2024 12h04

Para marcar o mês da primeira infância, o “Agosto Verde”, a Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 26, uma sessão especial com o tema “Infância Segura - sementes de sonhos que florescerão em um futuro de realizações”. Proposta pela deputada Gabi Gonçalves (PP), a sessão teve como objetivo discutir políticas públicas voltadas à primeira infância e estratégias que garantam a segurança e o bem-estar das crianças alagoanas. “Estamos aqui para fazer alusão a um mês tão importante, o Agosto Verde, dedicado à primeira infância, para dar voz e vez aos pequenos e, enquanto sociedade, garantir uma infância segura”, destacou a parlamentar, observando que, na prática, garantir uma infância segura vai mais além do que oferecer alimentação e abrigo.

“No nosso mandato, uma das principais bandeiras, que carregamos com muita seriedade, é a infância. Viemos aqui para ouvir as nossas crianças e discutir políticas públicas que sejam eficazes para protegê-las. Oferecer oportunidades iguais de educação, garantir o acesso à saúde e proteger os nossos pequenos de qualquer tipo de violência, seja ela física ou emocional. Permitir que elas (crianças) sonhem, explorem seus talentos, brinquem livremente e tenham voz”, assegurou a deputada Gabi Gonçalves.

Integrante da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI) e da Rede Estadual da Primeira Infância (REPI) – entidades governamentais e não governamentais que atuam na defesa e proteção dos direitos das crianças até seis anos de idade –, Elisângela Mercado destacou a importância dos debates, ouvindo as crianças nesse processo de construção de políticas públicas para a infância em Alagoas. Ela avalia ainda a necessidade de se mudar culturas para que as crianças possam estar inseridas na política do País, sobretudo no momento em que estão cem pauta questões como emergência climática e sustentabilidade do Planeta. “Essas crianças têm muito a dizer sobre o têm observado deste assunto, mas, principalmente, elas têm soluções muito eficazes e simples, para que a gente repense várias iniciativas no Planeta”, observou Elisângela.

Parceria Legislativo e Judiciário
Representando o Poder Judiciário, o juiz Igor Figueiredo ressaltou a parceria entre os Poderes na discussão de temas relacionados à criança e ao adolescente. De acordo com ele, a criança e o adolescente vêm sendo tratados como prioridade absoluta, graças ao trabalho articulado entre o Judiciário e o Legislativo, juntamente com a sociedade civil. “Que bom termos esse espaço junto aos deputados para tratar esse tema de forma conjunta! Sobretudo em agosto, um mês simbólico, estamos cada vez mais estreitando esses laços para, de forma articulada, promovermos políticas públicas para a primeira infância”, disse o magistrado.

Participaram dos debates o secretário de Educação de Rio Largo, Javan Sami; a secretária Executiva da Secria, Rhaíssa Paz; representante das crianças Eckel Fabrício Freitas; representante da Banda Cazuadinha, Roberta Aureliano; representante as famílias alagoanas, Talane Patrícia Alves; e a secretária Executiva da Sefaz, Adriana Lima.