Alexandre Ayres destaca 4 anos de fundação do Hospital Metropolitano

por Comunicação/ALE publicado 15/05/2024 18h35, última modificação 15/05/2024 18h34

O aniversário de fundação do Hospital Metropolitano, que completa quatro anos nesta quarta-feira, 15, foi destaque no pronunciamento do deputado Alexandre Ayres (MDB) durante a sessão plenária de hoje. Ele lembrou que a unidade hospitalar foi inaugurada no auge da pandemia da Covid-19, época em que esteve no comando da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “Um hospital primordial naquele período, início do nosso enfrentamento à pandemia da Covid-19. Precisamos abrir às pressas aquele hospital, que estava em obras, ainda na época do Governo Renan Filho, e conseguimos salvar tantas vidas”, lembrou Ayres.

Na sequência, Alexandre Ayres narrou dois fatos que marcaram a história do Hospital Metropolitano. O primeiro deles foi o recebimento de cidadãos acometidos pela Covid-19, vindos do Estado do Amazonas, que não conseguiu, naquele momento, fazer o enfrentamento à pandemia, com hospitais entraram em colapso. “E nós trouxemos para cá 35 pessoas nos aviões da FAB, para tratá-las nos hospitais do Estado, dentre eles, o Hospital Metropolitano, que foi destaque, concebido para que tivéssemos lá, desde a sua abertura, 30 leitos de UTI”, contou o parlamentar, recordando que no pico da pandemia, o Metropolitano chegou a disponibilizar 75 leitos de UTI, salvando milhares de vidas.

Ele prosseguiu dizendo que um desses pacientes, a assistente social Francisca Celane, transferida do Amazonas em janeiro de 2021 para se tratar de Covid-19, após se recuperar pediu a Ayres, então secretário de Saúde de Alagoas, para ficar em Maceió e trabalhar no Metropolitano, em retribuição ao acolhimento que teve aqui no Estado. “E eu perguntei para ela: - Mas a senhora é assistente social, cidadã de Manaus, que estava entubada, se curou e não quer voltar para a sua terra? Ela disse: - Não. Lá eu tenho dois filhos que já estão criados e eu queria trabalhar no Hospital Metropolitano, para devolver aos alagoanos tudo o que esse povo fez por mim, salvando a minha vida. E ela está lá até hoje”, recordou Ayres.

Dia do Assistente Social

A passagem do Dia do Assistente Social foi outro tema abordado pelo deputado Alexandre Ayres, que parabenizou a todos os profissionais da área em nome da senhora Francisca Celane e de sua mãe. “Gostaria de saudar e parabenizar aos servidores, em sua maioria mulheres, assistentes sociais. Minha querida mãe é assistente social e tenho um respeito grande por essa categoria”, ressaltou o deputado.

Em aparte, o deputado Fernando Pereira (PP) se associou ao pronunciamento do colega de plenário, parabenizando a todos que exercem a função de assistente social no Estado de Alagoas e no Brasil. “Tive a oportunidade de ser secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Social do Estado de Alagoas, seu companheiro de Secretaria, e acompanhei o trabalho desses servidores e servidores que fazem um trabalho fantástico aqui no nosso Estado. Parabéns a cada um de vocês!”, disse Pereira.