Alunos da Escola Estadual Ana Coelho Palmeira participam do projeto "Fale, Educação!"

por Comunicação/ALE publicado 11/10/2017 15h47, última modificação 11/10/2017 15h47

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira, 11, mais uma turma do projeto “Fale, Educação!”. Foram cerca de 50 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Ana Coelho Palmeira, localizada no bairro de Jacarecica, em Maceió, que visitaram a Casa e conversaram com o deputado Rodrigo Cunha (PSDB). Os estudantes conheceram o plenário, as comissões técnicas, assistiram vídeos sobre o processo legislativo e a vida do patrono da Assembleia, Tavares Bastos.

Os alunos, em conversa com o deputado Rodrigo Cunha, falaram das boas iniciativas implantadas na sua escola e reclamaram da falta de infraestrutura. A estudante Joana dos Santos, do 6º ano, apontou os problemas encontrados na sua escola e disse que a visita a Assembleia foi muito proveitosa. “É a minha primeira vez aqui e foi uma ótima experiência já que tivemos a oportunidade de saber o que cada deputado faz e também expor alguns problemas que passamos na escola”, destacou. Já o estudante Antônio Vitor Souza, também do 6º ano, destacou os problemas de infraestrutura da escola, principalmente nos banheiros e nas salas de aula, onde, segundo ele, faz muito calor. “Adorei a visita, principalmente porque aprendemos muitas coisas, entre elas a que pagamos impostos para manter as escolas e que os deputados fiscalizam o Governo”, disse.

O professor Denys Souza, que acompanhou os estudantes, agradeceu aos deputados pela visita e avaliou como positiva a participação dos alunos dentro do projeto. “Acho fundamental este projeto para que eles conheçam como funciona o Parlamento e qual o papel dos deputados. Assim os alunos se preparam para, no futuro próximo, eleger nossos representantes com maior consciência”, disse o professor, informando que a escola vem passando por uma reforma para melhorar a questão de infraestrutura

O deputado Rodrigo Cunha explicou como funciona a Assembleia Legislativa, o papel dos deputados e falou da importância deste projeto na questão referente a cidadania. “Esta Casa faz uma grande prestação de serviço à sociedade ao se unir com o Ministério Público e trazer para cá alunos das escolas públicas, eles aprendem um pouco sobre cidadania e consequentemente sobre as funções do Poder Legislativo, além de conhecer o prédio histórico”, destacou.

O projeto “Fale, Educação” visa aumentar a visibilidade da educação para os poderes e instituições públicas e facilitar o exercício da cidadania, por parte da comunidade escolar, como forma de estímulo à busca de caminhos eficientes, pacíficos e humanitários de realização dos interesses e necessidades da comunidade. A parceria da Assembleia Legislativa com o Ministério Público está permitindo que alunos de 14 escolas públicas visitem o Poder Legislativo por 14 semanas.