Alunos da Escola Estadual Gilvana Ataíde conhecem funcionamento do Poder Legislativo

por Comunicação/ALE publicado 06/09/2017 17h19, última modificação 06/09/2017 17h19

Em mais uma etapa do projeto “Fale, Educação!”, a Assembleia Legislativa recebeu nesta quarta-feira, 6, a visita de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Gilvana Ataíde, localizada no bairro Santa Lúcia. O “Fale, Educação!” é uma parceria do Legislativo alagoano com o Ministério Público Estadual. Na oportunidade, o grupo de estudantes foi recebido pelos deputados Bruno Toledo (PROS) e Gilvan Barros Filho (PSDB). Ambos fizeram uma explanação sobre o que é o Parlamento e as atribuições dos deputados. No plenário da Casa, os jovens assistiram vídeos informativos que contam a história do Legislativo e de seu patrono, Tavares Bastos; e sobre o processo legislativo. Em seguida visitaram as demais dependências do Poder.

De acordo com a diretora da Escola Gilvana Ataíde, Sandra da Silva Lima, a iniciativa do MPE e do Legislativo alagoano só vem a contribuir com a formação dos alunos. “Acredito que dessa forma existe uma maior aproximação do nosso jovem com a real situação política, principalmente nesse momento tão difícil, onde a sociedade vem perdendo a credibilidade”, ressaltou a diretora, acrescentando que essa aproximação da Casa com os estudantes é de fundamental importância na formação de cidadãos mais conscientes e participativos no processo político alagoano.

Assim como nas visitas anteriores, a questão da segurança pública, do transporte escolar e a falta de infraestrutura nas unidades escolares foram as principais demandas dos alunos da escola Gilvana Ataíde.

Para o deputado Gilvan Barros Filho essa interação entre os estudantes e a Assembleia Legislativa só engrandece o Poder, sobretudo porque está contribuindo para a formação política dos jovens alagoanos. “Nós precisamos aproximar a realidade da Assembleia com a das ruas. Andarmos juntos para desenvolver trabalhos fundamentais que levem benefícios, principalmente para a educação”, disse Filho.

Diante das demandas apresentadas pelos estudantes, Gilvan Filho disse que é de suma importância que a Assembleia assuma essa bandeira em defesa da educação, propondo ao Executivo que tenha uma maior atenção nas questões levantadas pelos alunos, em especial no que diz respeito a segurança. “Ouvimos relatos de que a energia não está funcionando porque o quadro elétrico foi roubado, isso é um absurdo”, observou Gilvan Filho, classificando como positivo esse momento de interação com os jovens estudantes.

Destaque entre os alunos, Heber Leal de Lima Guedes, 12 anos, que cursa o 8º ano do ensino fundamental, disse que o conhecimento adquirido durante a visita levará para vida. “Essa iniciativa é uma oportunidade de conhecermos o processo da formação das leis que seguimos todos os dias. Isso vai ajudar no nosso desenvolvimento para nos tornarmos futuros políticos”, disse o garoto que pretende, futuramente, ser um deputado.

A aluna do 9º ano, Ana Beatriz Araújo Silva, 14 anos, disse que a experiência vivenciada por eles é de grande importância para a formação de sua cidadania e que essa visita ao Parlamento alagoano está lhe trazendo uma grande oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder. “Esse momento está sendo muito importante, porque é muito difícil estarmos frente a frente com um deputado. Esse contato fez com que eu mudasse a ideia que tinha sobre os políticos, que era sempre ligada a corrupção”, disse a estudante.