Alunos do Colégio Nossa Senhora Aparecida visitam o Parlamento
Cerca de 50 alunos da 8° série do Colégio Nossa Senhora Aparecida, do Vergal Largo, em Maceió, visitaram nesta terça-feira, 7, a Assembleia Legislativa de Alagoas. Eles foram recepcionados no plenário pelo deputado Dudu Ronalsa (MDB), para aprender mais sobre os trabalhos dos parlamentares e o funcionamento da Casa de Tavares Bastos.. “É sempre importante recebermos o futuro de Alagoas e do Brasil”, disse Ronalsa.
O professor de História Milton Vasconcelos foi quem protocolou na Assembleia o pedido da visita. "Eles estão aprendendo sobre o Parlamento e é muito interessante que vejam de perto o trabalho dos nossos deputados e se interessem por política", afirmou o educador, ao lado dos alunos e de Dudu Ronalsa. "É aqui que lemos os projetos que vão entrar em pauta. Nas sessões, o presidente pede para o 2° secretário fazer a leitura da ordem do dia e todos temos direito de fala", explicou o deputado, ensinando aos adolescentes como é o dia a dia dos legisladores na Assembleia. "Nós, legisladores, criamos as leis, somos fiscalizadores e fazemos um trabalho voltado a todos os segmentos da sociedade", completando ainda que cada deputado pode ser mais atuante em determinada pauta.
Quando questionado sobre uma lei dele que foi aprovada na Casa, Ronalsa deu como exemplo uma voltada aos pescadores e outra ao segmento religioso. "A melhor que fiz foi a do Pescador Legal, para que todos os profissionais recebam o seguro defeso nos períodos em que não possam pescar". Outra, mais recente, contra intolerância religiosa. "Precisamos agir após as quebras de estátuas sacras", encerrou ele, dizendo que o mesmo está sendo feito por sua irmã, a vereadora por Maceió, Gabi Ronalsa.
Os alunos, animados por estarem no plenário da Casa, que ouviram atentamente ao deputado e ao professor, saíram empolgados. Marcos Vinicius disse ter sido legal conhecer de perto os deputados. "Achei aqui tudo muito chique e ainda saímos sabendo muito mais", completou.
Outra que também gostou foi Sarah Vitória, considerando a visita interessante. "Foi bem legal, até porque estamos estudando sobre o Parlamento. Ver de perto foi bem diferente, como também muito bom saber que todos aqui têm voz e podem se opor", completou a aluna.