Ângela Garrote parabeniza Palmeira dos Índios pela passagem dos seus 130 anos

por Comunicação/ALE publicado 21/08/2019 17h10, última modificação 21/08/2019 20h29

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 21, a deputada Ângela Garrote (PP) parabenizou o município de Palmeira dos Índios, que ontem comemorou 130 anos de emancipação política. Ela aproveitou para agradecer aos palmeirenses pela acolhida que recebeu durante o desfile cívico. “É muito gratificante receber o carinho desse povo. Dessa Terra que me adotou como sua cidadã”, disse a parlamentar. “Em especial, quero agradecer as demonstrações de carinho e afeto que recebi das crianças e professores, como também ao padre Leandro Marques e o Colégio Diocesano Sagrada Família, que me prestaram uma belíssima homenagem, deixando-me muito emocionada e feliz”, prosseguiu.

Ângela Garrote destacou a história política e cultural de Palmeira dos Índios, ressaltando sua fundação, que se deu a partir de um aldeamento dos índios Xukuru-Kariri, no século 17 e teve como prefeito o escritor modernista Graciliano Ramos, um dos seus mais célebres representantes. “Seu nome é uma referência a esses indígenas e as suas terras, que eram cercadas de esbeltas palmeiras, bem próximo ao pé da serra onde hoje se ergue a cidade de Palmeira dos Índios”, observou a deputada, sem deixar de se reportar a outros ilustres palmeirenses, como o historiador Luiz Torres. “Que em seu livro ‘A terra de tilixi e txiliá, destacou que os povos indígenas foram os primeiros a chegar à região. Os Kariri, vindos de Porto Real do Colégio e os Xukuru, de Pesqueira, no vizinho Estado de Pernambuco, aqui se uniram, dando origem aos atuais Xukuru-Kariri”, contou. Ao encerrar o pronunciamento, Ângela Garrote agradeceu à população palmeirense os expressivos 9.104 votos recebidos nas últimas eleições.

Em aparte, os deputados Cabo Bebeto (PSL), Antonio Albuquerque (PRTB), Inácio Loiola (PDT) e Silvio Camelo (PV) se uniram ao pronunciamento de Ângela Garrote e parabenizaram o município de Palmeira dos Índios pelos seus 130 anos de emancipação política, colocando-se à disposição para o que necessário for em prol do seu desenvolvimento social, econômico e cultural.

Solidariedade

Ainda em aparte, os parlamentares se solidarizaram com a deputada Ângela Garrote, condenando as atitudes da Prefeitura de Palmeira dos Índios contra a parlamentar.