Aprovada extinção do desconto de 14% para aposentados e pensionistas
Por unanimidade de votos, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira, 1º, o projeto de lei complementar nº 85/2021, que extingue a contribuição de 14% para os servidores públicos aposentados e pensionistas que recebem abaixo do limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social. A proposição, que conta com uma emenda do deputado Bruno Toledo (PROS), retroagindo a extinção desta contribuição para 1º de junho de 2021, foi apreciada em segundo e último turno e será agora encaminhada ao governador do Estado para ser sancionada.
O Projeto de Lei Complementar votado hoje altera as leis complementares estaduais n° 44, de 13 de junho de 2017, e n° 52, de 30 de dezembro de 2019, para instituir o benefício especial para servidores anteriores à criação do regime de previdência complementar e autorizar a Alagoas Previdência aos fins que menciona, e dá outras providências. Ao todo, 21 deputados estiveram presentes na sessão de hoje, onde discutiram e votaram mais 14 matérias.
Acompanhe a demais propostas analisadas em plenário:
Matérias votadas em 2º turno:
- Projeto de lei ordinária nº 580/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do programa Conecta Professor para a aquisição de novos equipamentos de informática, inovação, tecnologia e apoio para o custeio de plano de acesso à internet.
- Projeto de lei ordinária nº 573/2021, de autoria do Poder Judiciário, que altera a competência material da 30ª Vara Cível da Capital passando de Fazenda Pública e Juizado Especial da Fazenda Pública Adjunto - Saúde Pública para Cível Residual.
- Projeto de lei ordinária nº 574/2021, de autoria do deputado Léo Loureiro (PP), que altera a lei nº 3.185/1971, que estabelece prioridade pra vacinação contra a Covid-19 para gestantes, puérperas e lactantes.
Matérias votadas em 1º turno:
- Projeto de lei ordinária nº 581/2021, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa Escola 10 - Vem Que Dá Tempo, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos - EJA.
- Projeto de lei ordinária nº 517/2021, de autoria do deputado Marcos Barbosa (Cidadania), dispondo sobre a concessão do título de cidadão honorário do Estado de Alagoas ao senhor José Nilton Lima de Oliveira.
- Projeto de lei ordinária nº 372/2020, de autoria da deputada Jó Pereira (MDB), dispõe sobre a criação da notificação compulsória do uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes.
- Projeto de lei ordinária nº 325/2020, de autoria da deputada Cibele Moura (PSDB), dispõe sobre a obrigatoriedade de condomínios comunicarem aos órgãos de segurança pública sobre a ocorrência de violência contra a mulher que ocorram no seu interior.
Matérias discutidas em 2º turno:
- Projeto de lei ordinária nº 457/2021, de autoria do deputado Inácio Loiola (PDT), que dispõe sobre a isenção do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos às pessoas convocadas e nomeadas para servirem à Justiça Eleitoral.
- Projeto de lei ordinária nº 512/2021, de autoria do deputado Tarcizo Freire (PP), estabelecendo que as bibliotecas públicas, no âmbito do Estado de Alagoas, disponibilizem a Constituição Federal e a Constituição Estadual em formatos acessíveis.
- Projeto de lei ordinária nº 387/2020, de autoria do Poder Executivo, que altera a lei nº 3.185/1971, desonerando as custas de atos cartoriais referentes a transmissão "causa mortis" ou doação de bem imóvel localizado em área atingida por desastre.
Matéria discutida em turno único:
- Indicação nº 1039/2021, de autoria do deputado Marcos Barbosa (Cidadania), solicitando ao Governo do Estado, à Secretaria de Infraestrutura e á Companhia de Saneamento de Alagoas a retomada das obras da Central de Tratamento na cidade de Coqueiro Seco. (Apensada a indicação nº 1040/2021).
Vamos colocar os joelhos no chão e pedir a Deus que o ❤️ do governador seja tocado por Deus,e ele pense se fosse da mãe dele.
Jesus Cristo faz com que o governador anuncie ao que nos é de direito.
Seremos gratos.Cada servidor tem no mínimo 3 membros na família, doenças e uma carga de remédios.
Pensa e nos paga governador,mesmo por ordem alfabética.
vergonhoso e cruel, mas a urna ele vai sentir, espero.
Espero que os prejudicados se lembrem nas eleições os prejuízos que tivemos e não votem nesse homem
Trabalhei com dedicação e agora tenho mais este desconto ganho 2 salários mínimos. Eu não tenho 6000,00 reais. E ainda trabalhei mais 5 anos como contratada aulas no Ensino Médio. Estou com problemas de saúde e não tenho ninguém para me ajudar minha família toda faleceram. Ganho pouco e ainda me tiram.
Não esqueceremos - Votaram contra os servidores durante votação da Assembleia Legislativa, no dia 21 de maio de 2020: Coronel David (PSL), Jamilson Name (PDT), Renato Câmara (MDB), Onevan de Matos (PSDB), Ze Teixeira (DEM), Lidio Lopes (PATRIOTAS), Professor Rinaldo (PSDB), Márcio Fernandes (MDB), Eduardo Rocha (MDB), Londres Machado (PSD), Neno Razuk (PTB), Herculano Borges (SOLIDARIEDADE), Gerson Claro (PP), Antonio Vaz (PRB), Evander Vendramini (PP), Lucas Lima (SOLIDARIEDADE)