Aprovado projeto que institui o Dia Estadual de Luta pelo Semiárido
A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação, nesta terça-feira, 2, projeto de lei, de autoria do deputado Inácio Loiola (PSB), que institui o dia 20 de agosto como o Dia Estadual de Luta pelo Semiárido. A proposta foi aprovada por unanimidade dos presentes. No projeto, o deputado faz questão de frisar que o dia não será considerado feriado civil.
Inácio Loiola explica que o objetivo da proposta é promover a mobilização e a consciência da sociedade civil alagoana e dos governantes para a necessidade do debate permanente sobre o enfrentamento e a convivência com a seca, com o intuito de estabelecer políticas públicas perenes e sustentáveis em busca de soluções para os problemas decorrentes das sucessivas estiagens na região do Semiárido do Nordeste, em particular no Estado de Alagoas.
“Dados da Fundação Joaquim Nabuco indicam que o Nordeste brasileiro é detentor do maior volume de água represada em regiões semiáridas. São 37 bilhões de metros cúbicos, estocados em cerca de 70 mil represas. Contudo, as comunidades não têm acesso aos recursos hídricos devido à ausência de políticas públicas coerente de distribuição da água”, justificou Inácio.