Aprovado requerimento solicitando intérpretes de Libras em pronunciamentos oficiais
Requerimento de autoria da deputada Fátima Canuto (PRTB) foi alvo de discussão e votação durante a sessão virtual desta quinta-feira, 26. A parlamentar solicita que, diante do quadro de emergência, o governador do Estado, Renan Filho (MDB), e o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, disponibilizem intérpretes de Libras em seus pronunciamentos oficiais à cerca do coronavírus. A matéria foi aprovada apensada com o requerimento da deputada Jó Pereira (MDB), que pede ao Executivo um canal de comunicação exclusivo nas redes sociais para as pessoas com surdez.
Durante o debate, o deputado Léo Loureiro (PP) parabenizou o requerimento e lembrou que a Assembleia Legislativa já possui intérprete em todas as suas sessões, inclusive as virtuais. O deputado cabo Bebeto (PSL) parabenizou a iniciativa e lembrou que a Casa já aprovou uma indicação semelhante, de sua autoria, no mês de fevereiro. A deputada Jó Pereira disse que o Governo do Estado possui uma central de Libras, que poderia ser usada para este fim.
A autora da matéria, deputada Fátima Canuto, destacou que a medida garante informação a uma comunidade de aproximadamente 140 mil surdos em toda Alagoas. “Essa iniciativa se faz necessária, principalmente em tempos como este, onde precisamos nos unir ainda mais para promover a garantia dos direitos linguísticos dos surdos e também a segurança da sociedade como um todo”, afirmou.