Assembleia concede Comenda Ledo Ivo ao escritor Francisco Reynaldo Amorim Barros

por Comunicação/ALE publicado 28/09/2015 17h00, última modificação 28/09/2015 18h46

Atendendo ao requerimento do deputado Davi Davino Filho (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 28, uma sessão solene para outorgar a Comenda Ledo Ivo ao escritor Francisco Reynaldo Amorim Barros. A comenda foi criada com o objetivo de homenagear personalidades de destaque no meio cultural e literário de Alagoas. “É com grande satisfação e honra que, nesse meu primeiro mandato, eu entrego essa comenda a uma pessoa que fez tanto para o nosso Estado”, disse o deputado.

Davino destacou o currículo do homenageado e os vários trabalhos em que Francisco Reynaldo trabalhou como colaborador, dando especial relevo ao dicionário ABC das Alagoas.

O homenageado, bastante emocionado, disse que a honraria que lhe foi entregue tem um sentido especial. “Quero agradecer o deputado Davi Davino Filho por sugerir essa honraria e dizer que estou muito feliz e bastante orgulhoso. São esses sentimentos que sinto neste momento”, afirmou Francisco Reynaldo.

O servidor da Assembleia Legislativa, Jamerson Albuquerque, que trabalha como pesquisador do livro ‘ABC das Alagoas’, considera justa a homenagem feita pela Assembleia Legislativa e destacou a relevância do trabalho realizado por Francisco Reynaldo. “Esse trabalho é interminável. Aqui tem alagoanos que muita gente nem conhece. Onde chegamos as pessoas se admiram com essa obra”, afirmou.

O livro “ABC das Alagoas” ganhará sua segunda edição ainda este ano. Nesta nova etapa do projeto, que é pioneiro no Brasil, o dicionário contará com aproximadamente 10 mil verbetes – totalmente revisados – distribuídos em quatro exemplares. O lançamento será realizado na 7ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, em novembro.

A solenidade foi presidida pelo primeiro secretário da Casa, deputado Isnaldo Bulhões (PDT) e contou ainda com as presenças dos deputados Bruno Toledo (PSDB) e Carimbão Júnior (Pros), da primeira suplente do senador Fernando Collor, drª Renilde Bulhões, do procurador-geral do Ministério Público de Contas, Rafael Rodrigues de Alcântara, do procurador de Justiça e ouvidor do Ministério Público Estadual, Afrânio Roberto Queiroz, do vice-presidente da Academia Alagoana de Letras, Rostand Laverly, do secretário estadual de Comunicação, Ênio Lins e do presidente da Casa da Palavras, Ricardo Nogueira, além de amigos e parentes do homenageado.

Currículo
Francisco Reynaldo Amorim de Barros, é o único membro de sua família que não é alagoano. Até os dois anos viveu entre Maceió e São Paulo, sua terra natal, e a partir de então, passou a morar em Alagoas. Dividiu sua infância, acompanhando seus irmãos durante as férias escolares, nas áreas rurais de Capela, União dos Palmares e, especialmente, Viçosa. Estudou, entre 1944 e 1952, no Colégio Arquidiocesano. Em 1953 vai residir no Rio de Janeiro, para onde seus pais e irmãos haviam se mudado. Entre 1955-58 estuda na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, tendo, no último ano, terminado o curso de Administração, sendo o orador de sua turma.

Em 1958 faz estágio no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), uma tentativa governamental de conhecer, de maneira científica, a realidade nacional e dar base a um pensamento do nacionalismo desenvolvimentista. No ano seguinte assessora o diretor do Departamento Nacional de Saúde, o alagoano Adelmo de Mendonça e Silva, na organização do 1° Congresso Nacional de Saúde. Ao mesmo tempo, faz parte de um grupo, criado pela Associação Brasileira da Indústria de Base (ABDIB), com a finalidade de promover estudos sobre a indústria nacional, em grande parte ameaçada de desnacionalização, e atuar politicamente em sua defesa. A maioria destes trabalhos se transformou em projetos de lei.

Gisela Albuquerque
Gisela Albuquerque disse:
29/09/2015 08h51
Foi uma bela cerimônia e homenagem. Muito bom o discurso do Deputado Davi Davino. Professor Francisco Reynaldo esta radiante e muito feliz. Parabéns a todos que contribuíram para este momento tão especial.
Comentários foram desativados.